Social
Mulheres de Sucesso: a história de Ana Maria Garcia Cardoso

Tradição, pioneirismo, reconhecimento. Três palavras-chave que começam a contar a bonita história de Ana Maria Garcia Cardoso. Médica radioncologista, ela é uma das responsáveis pela criação da URRMEV – Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem, que, desde 1978, vem sendo referência não só em sua cidade, mas também em diversas regiões do Brasil.
Filha do médico Paulo Macedo Garcia, Ana Maria se uniu a ele e ao marido, o também radioncologista Júlio Cesar Pereira Cardoso Junior, para construir a URRMEV, com o objetivo de oferecer tratamentos avançados e eficazes para pacientes com câncer. No entanto, sua visão ia além de apenas curar fisicamente: ela acreditava que o lado emocional dos pacientes também precisava ser tratado com atenção e carinho. Para isso, Ana Maria se dedicou a um trabalho integral que une tecnologia de ponta com um atendimento humanizado.
Com mais de 47 anos de história, a URRMEV se orgulha em ser pioneira na utilização de equipamentos modernos, como o acelerador linear Halcyon E, um dos mais avançados atualmente, disponível também para pacientes do SUS. Isso reflete a visão de Ana Maria em democratizar o acesso a Radioterapia de excelência.
Hoje, a URRMEV tem sua terceira geração de médicos da família Cardoso, com a atuação de Júlio César Cardoso Neto, que responde pela qualidade de implementação de novos tratamentos oncológicos e sua esposa, Cejana, também radioncologista. E além de médica, Ana Maria é uma mãe e avó dedicada. Seus filhos seguem diferentes caminhos: Ana Paula é oncologista do Hospital Albert Einstein; Juliana, advogada em planejamento patrimonial e sucessório; e Matheus, arquiteto e designer de interiores. Nos momentos de lazer, Ana Maria se diverte na companhia dos netos Felipe, Ana Sofia, Julia e André, reafirmando seu papel essencial tanto no cuidado de vidas quanto no fortalecimento da família.
A história inspiradora de Ana Maria Cardoso é a prova do seu propósito de vida, diariamente reafirmado, auxiliando os pacientes na luta contra o câncer.
- Política2 dias
Saúde identifica 14 médicos fantasmas na rede pública
- Cidades1 dia
‘Minha filha é maior do que isso’, diz mãe de médica morta em Rio Preto
- Política2 dias
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 18 de abril
- Cidades1 dia
Em operação, Polícia Civil captura assassino foragido há quase 1 ano