Redes Sociais

Social

Mulheres de Sucesso: a história de Thaís Benites

Publicado há

em

Se tem algo que define Thaís Benites, além da paixão pela dança, é a determinação. Ariana e inquieta por natureza, ela descobriu ainda na adolescência que seu lugar era nos palcos. Aos 15 anos, iniciou seus estudos em academias de Mirassol e, no ensino médio, entrou para seu primeiro grupo de dança. Desde então, não restaram dúvidas: a dança havia a escolhido.

Para trilhar seu sonho com profissionalismo, Thaís cursou Educação Física e, em 2004, alcançou um grande marco em sua trajetória ao entrar para o Balé de Rio Preto, companhia dirigida por Creuza Arruda. A experiência foi transformadora, consolidando sua formação como bailarina e coreógrafa.

Sempre em busca de novos horizontes, Thaís encontrou na viagem uma fonte inesgotável de inspiração. Cada destino se reflete em seus espetáculos e projetos.

Em 2021 fundou o Centro de Dança e, no ano seguinte, a Cia. Jovem de Rio Preto, inicialmente formada por oito bailarinas. O grupo conquistando primeiros e segundos lugares em festivais como o “Concurso Internacional Latino América Danza”, na Argentina, e o renomado Festival de Joinville. Em 2024, a companhia ganhou reforço com a seleção de dez meninos bolsistas, ampliando o grupo para 20 integrantes. Com essa formação, brilharam em festivais como o “Santos Dance Festival – Passo de Arte” e garantiram classificação para o prestigiado Passo Arte Grand Prix, um dos maiores eventos de dança do Brasil.

Mas fazer arte no Brasil não é fácil. Para viabilizar a participação nos festivais, Thaís e seus alunos organizam rifas, eventos beneficentes e até vendas de bolos. Uma luta diária!

Inspirada na icônica coreógrafa alemã Pina Bausch (sim, o nome da sua gata é uma homenagem!), Thaís acredita que a dança deve contar histórias. Para ela, a arte é mais do que expressão: “Trabalhar corpo e mente com consciência e constância é fundamental para além de performance:  sentir-se viva no palco e na vida”.

Entre ensaios, viagens e novos desafios, Thaís segue dançando com paixão, propósito e principalmente inspirando todos ao seu redor.

AS MAIS LIDAS