Redes Sociais

TV GAZETA

Rio Preto recebe terceira edição do Simpósio da Infância e Adolescência

Evento será realizado, neste sábado (dia 15), por profissionais de psiquiatria e psicologia com intuito de debater sobre saúde mental infanto-juvenil

Publicado há

em

A terceira edição do Simpósio da Infância e Adolescência será realizada em Rio Preto. O evento acontecerá no dia 15 de agosto, das 7h30 às 19h, no Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes com o apoio da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e da Sociedade de Medicina e Cirurgia.

Dentre os temas que serão discutidos, destaca-se a abordagem médica e psicológica em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); e em casos de comorbidades, quando uma doença predispõe o paciente a desenvolver outras, como é o caso do transtorno opositor desafiante, transtorno de conduta, depressão, bipolaridade, abuso e dependência de substâncias psicoativas. 

Em ambos os casos, os pacientes sofrem implicações que variam desde dificuldades no desempenho escolar até problemas psicológicos e sociais. Segundo o Prof. Dr. Altino Bessa Marques, um dos organizadores do evento, o assunto carece de profissionais no Brasil. “Uma parcela alta de crianças, adolescentes e adultos ainda sofre deste transtorno sem ter acesso ao diagnóstico e tratamento”, afirma.  

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 5% da população brasileira em idade escolar sofre de TDAH. Na maioria dos casos, o transtorno é diagnosticado de forma incorreta e tratado de modo ineficaz. Ainda segundo a associação, a doença também não possui uma política pública para tratamento, o que implica em um rombo de R$ 1,8 bilhões anuais dos cofres públicos.

A comissão organizadora do Simpósio é formada por profissionais da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp); Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto; Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.

Abaixo a programação do evento:

08h00 às 08h50 – Introdução e Transtorno Desafiador Opositor (Prof. Dr. Altino Bessa Marques)
08h50 às 09h40 – Transtornos de Conduta: o risco da delinquência (Dra. Ivete Giafaldoni Gattás)
09h40 às 10h30 – Depressão na Infância (Dr. José Robson Rodrigues Jr.)
10h30 às 11h00 – Coffee Break 
11h00 às 11h50 – Transtornos de conduta em quadros orgânicos de crianças (Prof. Dr. Gerardo Maria Araujo)
11h50 às 12h20 – Discussão 
12h20 às 14h30 – Intervalo
14h30 às 15h20 – TDHA e Terapia Cognitivo Comportamental em crianças e adolescentes (Dra. Kelly Renata Risso Grecca)
15h20 às 16h40 – Depressão na Infância e Terapia Cognitivo Comportamental (Profa. Dra. Andreia Gonçalves Luiz)
16h40 às 17h30 – TDAH: Tratar para incluir (Prof. Dr. José Ferreira Belizário)
18h20 às 19h00 – Discussão
19h00 – Encerramento

 

AS 10 MAIS LIDAS