Redes Sociais

Não Usar Este

Terra sem lei

Consumidores que utilizam aparelhos móveis para adquirir produtos ou acessar conta bancária devem ter cuidado porque só neste ano o número de fraudes na internet deve aumentar até 11%.

Publicado há

em

Fazer compras ou operações bancárias pela internet é sinônimo de comodidade e, muitas vezes, até economia. Mas o problema é que, onde há dinheiro, há criminosos. No mundo virtual não é diferente. O consumidor que utiliza o seu dispositivo para adquirir produtos ou acessar a sua conta bancária deve ter cuidado redobrado. De acordo com estudo feito pela ClearSale, empresa especializada em soluções de prevenções à fraude, as tentativas de golpes via aparelho móvel devem chegar a 18% neste ano.

Em 2014, o número foi bem menor, cerca de 7%. Comparando os períodos, o crescimento pode atingir 11%. O especialista em Marketing Digital, Leônidas Côrrea, da Rebellion – empresa de Marketing Digital e Soluções de E-Commerce -, alerta que o usuário deve se precaver. “Primeiramente, nunca clique em links ou baixe arquivos de e-mails desconhecidos”. Ainda segundo o especialista, os internautas devem comprar sempre em sites confi áveis.

Pesquisar sobre a página em endereços eletrônicos como o Google, Reclame Aqui, E-bit, Procon, entre outros. É importante verificar se a empresa realmente existe e o que dizem sobre
ela. Na dúvida, segundo ele, é melhor não comprar. “Evite adquirir mercadorias, entrar no site de bancos ou digitar dados sigilosos quando estiver em computadores públicos ou compartilhados porque pode ser que o aparelho já esteja com aplicativos que roubam dados para a prática de fraudes online.

Não se esqueça,os antivírus devem estar sempre instalados”, afirma. As fraudes pela internet não ocorrem necessariamente por meio de invasão a dispositivos, mas podem ser efetuadas por sites fraudulentos, e-mails falsos e também com o roubo de informações de outras fontes as quais o titular da conta não autorizou a operação. Certificado digital
Além do uso de antivírus e atenção redobrada com informações enviadas e recebidas pela internet, existe uma nova ferramenta que proporciona segurança nos procedimentos realizados pela web: o certifi cado digital.

“Os certifi cados digitais são documentos eletrônicos que identificam, com segurança, pessoas físicas e jurídicas, fazendo uso de criptografia que é a tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informações.Além disso, garantem confi abilidade, privacidade, integridadee inviolabilidade em mensagens e em diversos  tipos de transações realizadas via internet”, afirma Marcelo Fiori, da Autentic Certifi cadora Digital.

Cada vez mais usada por empresas e órgãos públicos,a certificação digital traz confi abilidade dos dados transmitidos pela internet e mais tranquilidade para o usuário. Utilizando o certifi cado digital é possível combater a fraude e os crimes digitais como o de roubo de identidade, além de garantir a identificação do autor de uma transação e assegurar que nenhuma informação foi alterada.

“A certificação digital também traz agilidade e redução de custos tanto para pessoas físicas quanto para as jurídicas. Processos que antes seriam realizados pessoalmente e exigiam um grande volume de documentos em papel, hoje podem ser feitos totalmente pela internet”,ressalta Fiori.

AS MAIS LIDAS