Não Usar Este
Encenações da Paixão de Cristo se multiplicam na região
Rio Preto, Bálsamo e Olímpia realizam as tradicionais apresentações que retratam a vida, crucificação, morte e ressurreição de Jesus
Pela terceira vez consecutiva, o morador de Bálsamo e ator Leonardo Henrique Sanches, de 24 anos, interpreta o protagonista na tradicional encenação da Paixão de Cristo, em Bálsamo, na Sexta-feira Santa. As apresentações se multiplicam na região, entre as de destaque neste ano estão a de Olímpia, em formato de arena, e a de Rio Preto, que será no Centro Regional de Eventos, com megaprodução e time de atores de renome, a partir das 19h. A entrada é um quilo de alimento não-perecível.
Desde o réveillon, Sanches não faz a barba para facilitar a caracterização do personagem, que exige um truque de produção para ter as longas madeixas da tradicional imagem de Jesus. Durante os ensaios desde janeiro, o ator já vai se preparando para a missão de retratar com fidelidade a vida, crucificação, morte e ressurreição de Jesus. E, claro, percorrer os quatro quilômetros de peregrinação até um cruzeiro na área rural. O ator afirma que um dos momentos mais tocantes da encenação em que não consegue conter as lágrimas é o encontro com Maria. “Neste momento a emoção fala mais alto. É uma cena história entre mãe e filho”. Sanches conta que consegue ver durante a encenação “lágrimas amargas de arrependimento. Sabemos que o que pesou para Jesus não foi o fato da cruz ser de madeira, mas todos os pecados da humanidade”, afirma ele, que durante a interpretação faz uma profunda reflexão do quanto deve continuar seguindo todos os dias o exemplo de Jesus. “Vivemos por causa dele [Jesus]”, afirma o ator. A encenação em Bálsamo, batizada como “Paixão de Cristo – Caminhada com Jesus”, terá início a partir das 3h da madrugada desta sexta-feira (dia 25), na praça Matriz de Bálsamo. A caminhada teve início em 1986 e em 1997 ganhou a encenação, que desde então tem atraído uma multidão de fiéis da cidade e da região. A expectativa neste ano é atrair cerca de 7 mil pessoas para assistir à encenação organizada por 100 voluntários – entre atores e produtores – e percorrer o trajeto até o local da crucificação. O evento é gratuito e os organizadores promovem ainda uma arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão repassados às famílias carentes.
Olímpia
A tradicional encenação da Paixão de Cristo em Olímpia esperar atrair pelo menos 5 mil pessoas. Considerado o maior evento teatral de arena da região, a 9ª edição do “Auto da Paixão de Cristo” será às 20h desta sexta-feira (dia 25). A encenação será no Recinto de Exposições, com entrada gratuita e classificação livre. De acordo com a Associação Cultural Anástasis – Artes Cênicas e Solidariedade, responsável pela produção da encenação, são esperadas cinco mil pessoas para assistir à peça.
O evento tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e de Turismo, além de empresas olimpienses. “Para que a realização seja possível, contamos com donativos e patrocínios das empresas de nossa cidade e da população, que compreendem a importância da tradição e da cultura e se emocionam com a apresentação, que tem crescido a cada ano em OIímpia e na região. Também temos o apoio e parceria fundamental da Prefeitura”, afirma Rodrigo César Marini, coordenador do Anástasis. O espetáculo tem duração estimada de 90 minutos e o texto tem fundamentação bíblica, mas teve a linguagem adaptada para se aproximar do espectador. Ao todo, cerca de 100 atores participam da encenação. “Estamos preparando novos cenários e figurinos para este ano e será uma surpresa para os presentes”, afirma o coordenador. O evento terá ainda praça de alimentação, sanitários e estacionamentos abertos à disposição do público.
Programação
Segundo a Diocese de Rio Preto, na Sexta-feira Santa tem confissões das 8h ao meio-dia, na Catedral. Das 8h às 14h: Comunidade, Apostolado da Oração, Irmandade de São Benedito, Catequese, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Batismo, Pastoral da Família, Pastoral da Acolhida e Jovens. Às 15h tem celebração da Paixão do Senhor. Já a partir das 17h tem procissão até o Centro Regional de Eventos (ponto de encontro na avenida Andaló, em frente ao Automóvel Clube). A encenação da Paixão de Cristo no Centro Regional de Eventos será a partir das 19h.
- Cidades2 dias
Supermercado doa mais de 10 mil mudas de árvores em Rio Preto
- Cidades2 dias
Detran disponibiliza 2.563 veículos para retirada em Rio Preto
- Política2 dias
TRE indefere candidatura de Itamar após recurso do MP Eleitoral
- Cidades2 dias
Homem que matou a mulher no Sto Antônio disse que havia usado drogas