Não Usar Este
Emissoras têm até o dia 18 para desligar sinal analógico
Cidades dos agrupamentos de Rio Preto e Presidente Prudente não atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital
Os agrupamentos de Rio Preto e Presidente Prudente não atingiram o percentual de 90% dos domicílios e, em função disso, o desligamento será gradual até o dia 18 de abril. Já nas regiões de São Luís (MA) e de Bauru (SP) o sinal analógico foi desligado na quarta-feira, conforme decisão do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil.
Os agrupamentos de Rio Preto e Presidente Prudente não atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital para fazer o switch off, conforme estabelece portaria do MCTIC.
Nos 23 municípios da região de Presidente Prudente e nas 21 cidades próximas a Rio Preto, o índice de digitalização está em 89%. Diante disso, o Gired decidiu propor ao ministério o desligamento gradual do sinal analógico nesses agrupamentos. Em todos os quatro agrupamentos, os telespectadores continuarão a ser informados sobre o desligamento do sinal analógico por meio de cartelas exibidas durante a programação de TV. Também continuará pelos próximos 30 dias a distribuição de kits com conversor digital e antena para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.
De acordo com a Anatel, “a digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade”.
Balanço
Com o desligamento do sinal analógico da TV aberta nesses quatro agrupamentos, 555 municípios já possuem TV digital desde o início do processo de implantação, em 2016. Isso significa que 89,3 milhões de brasileiros foram beneficiados. Saiba quais as 21 cidades do agrupamento de Rio Preto: Adolfo, Altair, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Potirendaba, Sales, Rio Preto e Ubarana.