Redes Sociais

Cidades

Polícia de Rio Preto quebra quadrilha chinesa em golpe de R$ 50 milhões

Investigadores cumpriram mandados em São Paulo. Uma pessoa foi presa

Publicado há

em

Polícia Civil

A Polícia Civil de Rio Preto deflagrou nesta quinta-feira (18/9) uma operação contra uma quadrilha de origem chinesa acusada de aplicar golpes milionários em todo o Brasil. Segundo as investigações da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) do Deinter-5, o grupo movimentou mais de R$ 50 milhões em apenas um mês por meio de esquemas de falsos investimentos.

A ação, batizada de China Trick (“Truque da China”), cumpriu um mandado de prisão e sete de busca e apreensão na capital paulista. Participaram das diligências um delegado e cinco investigadores de Rio Preto. Um dos suspeitos foi encontrado na região do Brás, conhecido polo de comércio popular, e levado à delegacia. O líder da quadrilha, no entanto, continua foragido.

De acordo com a polícia, os criminosos criavam grupos falsos de investimentos divulgados nas redes sociais. Para dar credibilidade, usavam aplicativos fraudulentos que simulavam ligação com um grande banco digital. As vítimas recebiam supostos dividendos no início, mas depois eram impedidas de sacar o dinheiro, ficando no prejuízo.

As investigações apontam ainda que a quadrilha utilizava contas jurídicas abertas de forma fraudulenta para movimentar os valores, muitas vezes em nome de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como dependentes químicos em situação de rua.

A Polícia Civil segue com as buscas para localizar o chefe do grupo.

AS MAIS LIDAS