Redes Sociais

Esportes

Etapa do Rio Preto Fest Três Tambores reúne grandes competidores

Evento integra as atividades da 62ª Expo Rio Preto; provas são abertas ao público e com entrada gratuita

Publicado há

em

Foto: Larissa Toledo
Nos dias 26 e 27 de setembro, a Arena Multiuso do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, será palco da segunda etapa do Rio Preto Fest Três Tambores, evento que celebra o esporte equestre e reúne competidores de alto nível, de todo o Brasil.

As competições começam na sexta-feira (26), a partir das 8h, e seguem até o sábado (27), com encerramento previsto às 21h. O evento integra as atividades da 62ª Expo Rio Preto, feira realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, apresentada pela Faesp/Senar, com patrocínio da Caixa Governo Federal e do Banestes, e correalização da Lovi do Brasil, de Novo Horizonte. As provas são abertas ao público e com entrada gratuita.

Oficializada pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) e organizada por Mariana Ayres e pela Cajé Eventos, a segunda etapa do Rio Preto Fest Três Tambores já chega com grande expectativa. Na última edição, o evento contou com 650 inscrições, número que a organização acredita que será superado nesta etapa.

A competição também atraiu atletas de alto nível. Muitos campeões nacionais e vencedores da Festa do Peão de Barretos marcaram presença, e vários deles retornam para disputar novamente esta fase, prometendo provas emocionantes e de alto nível técnico.

Entre as provas que prometem agitar a arena, destaca-se o paratambor, categoria adaptada para atletas com limitação física ou sensorial, que será realizada no dia 27, às 12h.

O paratambor segue as regras tradicionais dos Três Tambores, com os competidores contornando três tambores dispostos em triângulo no menor tempo possível. A diferença está no uso de um sistema de handicap, que leva em conta as limitações de cada atleta, garantindo justiça na competição e promovendo a inclusão.

A inscrição para a categoria paratambor é gratuita e os participantes concorrem a medalhas, troféus e fivelas. A organizadora do evento, Mariana Ayres Rodrigues, ressalta a importância da modalidade. “Nós pensamos em promover a inclusão social por meio do esporte com equinos. O paratambor é uma categoria que merece destaque e tem o nosso total apoio, pois sabemos a importância da modalidade para os paratletas, inclusive emocionalmente”, disse.

O Rio Preto Fest Três Tambores reforça o compromisso com a valorização do esporte equestre, incentivando a participação de atletas de todas as idades e habilidades, e consolidando-se como uma referência na região para competições e eventos ligados ao universo dos cavalos.

Centro de Equoterapia Jockey Club participa do paratambor

O Centro de Equoterapia Jockey Club, referência em reabilitação e esporte adaptado, participa pela primeira vez da 62ª EXPO Rio Preto 2025. A instituição marcará presença com a paratleta Kemilly Polarini Costa (handcap 2), de apenas 12 anos, na prova de paratambor, no dia 27 de setembro.

Adriana Ganança, fundadora do centro, agradece a oportunidade. “Teremos o prazer de levar nossa paratleta para competir em casa e agradecemos por essa oportunidade tão significativa”, destacou.

SERVIÇO

62ª EXPO Rio Preto
De 28/9 a 5/10 (etapa Corte)
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Evento aberto ao público
Entrada e estacionamento gratuitos

AS MAIS LIDAS