Cidades
Defesa Civil alerta para primeiras chuvas após 70 dias de estiagem em Rio Preto
Avanço de frente fria traz umidade e pode começar a chover ainda nesta quinta (9/10) em Rio Preto e região

Após uma temporada seca, com picos de calor acima da média e estiagem de cerca de 70 dias sem precipitação significativa, Rio Preto e região devem receber o alívio das primeiras chuvas da primavera nos próximos dias. Segundo previsão divulgada pela Defesa Civil, com base em informações do painel da Defesa Civil/SP e da Climatempo, em pelo menos oito dos próximos 15 dias haverá ocorrência de chuvas.
Início das chuvas
Nesta quinta-feira (9/10), já há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Porém, o volume das primeiras precipitações deve ser pequeno. A expectativa é de 5 mm nesta quinta, mais 5 mm na sexta e cerca de 2 mm no sábado. No domingo (12), Dia das Crianças, não há previsão de chuva.
A primeira precipitação significativa, com previsão de 27 mm, está esperada para segunda-feira (13/10), ao longo de todo o dia. Na terça (14/10), a chuva deve diminuir, com apenas 4 mm previstos. A partir daí, o tempo volta a ficar seco, com retorno da chuva apenas no próximo fim de semana — cerca de 12 mm somando sábado e domingo (18 e 19/10). Entre os dias 21 e 23/10 deverá chover diariamente, com volumes mais expressivos.
O diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Ivair da Silva, ressalta que o aumento das chuvas é positivo para a recuperação hídrica e para a redução do risco de incêndios florestais, mas reforça que atear fogo em mato é crime ambiental e pode causar danos graves à vegetação e à fauna locais.
“A população deve redobrar a atenção durante as pancadas de chuva, evitando áreas alagadas, buscando abrigo em locais seguros e não se protegendo sob árvores em caso de raios”, destaca o coronel Ivair.
Boletim meteorológico
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) também divulgou um boletim meteorológico, informando que o tempo deve permanecer instável em todo o Estado de São Paulo nos próximos dias, com aumento gradual na ocorrência de chuvas. A previsão, com duração de cinco dias, é válida até a próxima segunda-feira (13/10).
De acordo com o boletim, imagens de satélite e radares meteorológicos já registram chuvas isoladas em várias regiões paulistas, e a tendência é de temperaturas mais amenas e sensação térmica agradável.
A passagem de uma frente fria, combinada ao transporte de umidade da Região Amazônica, deve provocar pancadas de chuva entre quinta (9/10) e sexta-feira (10/10), que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os modelos meteorológicos apontam acumulados significativos de precipitação, principalmente nas regiões central e leste do Estado.
Entre sábado (11/10) e domingo (12/10), a frente fria se afasta gradualmente, permitindo a abertura de sol entre muitas nuvens, ainda com chuvas isoladas — especialmente na faixa leste e nas divisas com Minas Gerais.
Já a partir de segunda-feira (13/10), uma nova frente fria volta a atuar, mantendo o tempo instável e a previsão de chuvas volumosas em diversas regiões paulistas.
- Economia2 dias
Concretiza apresenta Reservas do Sul: novo marco urbanístico em Rio Preto
- Cidades2 dias
Baep prende traficante que usava lanchonete como ‘ponto’ em Schmitt
- Cidades1 dia
Mulher é esfaqueada pelo marido na frente dos filhos em Rio Preto
- Cidades1 dia
CPFL já envia contas de energia em novo modelo para clientes de Rio Preto