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Consumo de bebidas alcóolicas recua em mais de 30% após caso-metanol

Destilados têm as maiores retrações, seguidos por cervejas, vinhos e espumantes

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Foto: Freepik

O consumo de bebidas alcóolicas registrou uma retração significativa após os casos de contaminação por metanol em produtos falsificados. A Rock Encantech analisou 100 milhões de transações no varejo alimentar entre 27/09 e 19/10 e identificou uma queda de 31% no faturamento e 35% na quantidade de itens vendidos na categoria em comparação com o mesmo período no ano anterior. 

Entre as subcategorias, os destilados tiveram as maiores reduções em faturamento (-39%) e volume (-37%). As cervejas recuaram 30% em faturamento e 35% em quantidade, enquanto vinhos e espumantes apresentaram retrações mais leves (-26% e -27%, respectivamente).

“Diante dos casos de contaminação por metanol, há uma queda momentânea de confiança do consumidor. Para o varejo, o momento exige transparência ativa e reforço da credibilidade: mais do que preços atrativos, é essencial comunicar a origem garantida das bebidas, com fornecedores certificados e processos auditáveis. Internamente, manter o controle rigoroso das informações de procedência facilita respostas rápidas em caso de fiscalização e fortalece a segurança operacional”, afirma o VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech, Fernando Gibotti. 

Diferenças por canal 

Supermercados e atacarejos seguiram tendências semelhantes, mas com nuances importantes ligadas ao perfil de consumo. Nos supermercados, os clientes fidelizados mostraram resiliência maior: as quedas ficaram em 25% no faturamento e 27% em volume.

Por faixa etária, consumidores acima de 40 anos reduziram 7% no gasto médio, 8% na frequência e 2% no número de itens por compra. Já o público de 19 a 39 anos teve uma queda mais suave no gasto médio (-2%) e na frequência (-5%), mas aumentou 5% o número de itens por compra. 

“Esse comportamento sugere que o público mais jovem passou a considerar o supermercado um ambiente mais seguro para adquirir bebidas, optando por produtos mais acessíveis, como bebidas mistas e cervejas, o que explica o aumento de volume sem impacto expressivo no ticket médio”, explica Gibotti. 

No atacarejo, o movimento também revela ajustes de comportamento. A categoria de vodkas caiu 29% em faturamento, mas cresceu 1,7% em volume, indicando uma migração para produtos de menor valor agregado. O destaque positivo veio dos energéticos, com alta de 14% em faturamento e 18% em volume, enquanto nos supermercados o movimento foi oposto (queda de 25% e 27%). 

Apesar da retração geral — 12% no faturamento e 19% no volume entre clientes fidelizados — os clientes PJ destoaram do cenário: cresceram 13% em faturamento, 21% no gasto médio e 13% na quantidade de itens, reforçando o papel do canal como fonte segura de abastecimento.

Recuperação para Black Friday

Mesmo com o cenário adverso, as bebidas alcoólicas seguem estratégicas nas próximas datas sazonais. Na Black Friday de 2024, segundo dados da Rock Encantech, os destilados representaram 13% do faturamento da cesta de produtos típicos da data, com crescimento de 13% em faturamento e 46% em volume. Já as cervejas tradicionais responderam por 33% do faturamento, crescendo 49% em valor e 62% em volume em relação a 2023.

“Com a confiança abalada, a loja física ganha ainda mais relevância como âncora de credibilidade, gerando uma excelente oportunidade para fortalecer a confiança entre o varejo e o cliente. Precisamos, especialmente neste momento, evidenciar ao cliente – de forma clara e visível – que a loja onde ele compra no dia a dia é um ambiente seguro e confiável tanto para a compra de bebidas quanto para outras categorias. Assim, aceleramos a recuperação da categoria e fortalecemos a bandeira no período que antecede as principais datas do varejo”, finaliza Gibotti. 

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é um ecossistema de soluções que conecta dados, tecnologia e relacionamento para transformar o conhecimento do cliente em valor real para negócios e consumidores. Atua com estratégias de engajamento B2B2C em toda a América Latina, combinando inteligência artificial, ciência do consumo e automação para personalizar jornadas e maximizar resultados.

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