Redes Sociais

Cidades

Assistência Social e Apae discutem Plano de Empregabilidade Inclusiva

Programa trabalha inserção e apoio de PcD no mercado de trabalho

Publicado há

em

Bruno Carvalho – Pref/Rio Preto

A Secretaria de Assistência Social (Semas) se reuniu na última quarta-feira (31) com representantes do Polo de Empregabilidade (PEI), coordenado pela APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional) para dialogar sobre as oportunidades oferecidas às pessoas com deficiência (PcD) no Programa Meu Emprego Inclusivo. O encontro foi realizado na sede da secretaria.

Participaram a coordenadoria da Proteção Básica e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência da Família, do Idoso e da Juventude e representantes do PEI Rio Preto.

A equipe da APAE trouxe dados sobre o programa, com o objetivo principal  de apoiar a inclusão no mercado de trabalho e com isso aumentar a taxa de permanência do PcD nas empresas.

“Traçamos o perfil do candidato e oferecemos suporte para a empresa. Queremos que nosso público, não só permaneça, como se desenvolva profissionalmente”, afirmou Reni de Carvalho, coordenadora do Plano de Empregabilidade em Rio Preto.

Destacou ainda a importância da divulgação e encaminhamento das pessoas com deficiência atendidas nos equipamentos da Semas, para atingir um público mais vulnerável.

“Uma das estratégias de proteção social é o apoio à inclusão da pessoa com deficiência no acesso aos seus direitos e ao mercado de trabalho. Quando ela é compreendida no seu sentido ampliado, por meio do desenvolvimento de capacidades e condições para as famílias agirem com autonomia”, conclui a secretária de Assistência Social Helena Marangoni. Pessoas interessadas devem procurar a equipe do PEI pelo telefone (17) 3227-1200 e (17) 99777-0221 ou ir diretamente ao PAT – Rua Boa Vista, 666 – Boa Vista.

AS MAIS LIDAS