Redes Sociais

Cidades

Bombeiros farão queima prescrita na Floresta Estadual de Rio Preto

Operação será realizada no dia 3 de setembro, nas zonas de amortecimento, na região do Parque Tecnológico

Publicado há

em

13º Grupamento do Corpo de Bombeiros/ Comunicação Social
Ads

O Corpo de Bombeiros definiu para o dia 3 de setembro a realização da Operação de Manejo Integrado do Fogo na Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP), em Rio Preto. A atividade terá início às 6h e contará com a participação de diferentes órgãos públicos, autarquias municipais e empresas privadas.

A definição ocorreu nesta sexta-feira (28), durante reunião preparatória realizada às 14h, na sede do 13º Grupamento de Bombeiros. No encontro, foram estabelecidos os pontos onde será realizada a queima prescrita e as responsabilidades de cada instituição envolvida, além dos protocolos para atuação conjunta durante o período de maior risco de incêndios florestais.

As intervenções serão feitas nas zonas de amortecimento próximas às avenidas Abelardo Menezes e Dr. José Nagamine, na região do Parque Tecnológico. O posto de comando da operação será instalado na Avenida Dr. José Nagamine, s/n, entre as ruas José Ribeiro Neto e Paulo Fernandes da Silva.

Fumaça será visível em bairros e nas proximidades do aeroporto

O Corpo de Bombeiros alerta que a operação deverá provocar fumaça visível durante a execução dos trabalhos. A fumaça poderá ser percebida no entorno e nas proximidades do aeroporto e também atingir os bairros Distrito Industrial, Parque Tecnológico, Matinha, Tarraf II e regiões próximas.

Ads

A corporação ressalta que a atividade será realizada por equipes especializadas, com controle e monitoramento permanentes. Como a fumaça será decorrente da operação programada, a população não precisará acionar o telefone 193 em razão desse evento.

Prevenção aos incêndios florestais

A operação ocorre em um período considerado de elevado risco para incêndios florestais na região. Levantamentos técnicos indicam a possibilidade de estiagem prolongada e temperaturas acima da média durante o período seco de 2026. O cenário é agravado pelo acúmulo de material combustível nas zonas de amortecimento da FENP, que funcionam como áreas de transição entre a unidade de conservação e regiões de ocupação agrícola e urbana.

O histórico da região aponta recorrência de focos de incêndio, principalmente entre os meses de julho e setembro.

O Manejo Integrado do Fogo reúne medidas de prevenção, preparação, resposta e recuperação. A estratégia envolve a integração entre instituições de emergência, órgãos ambientais, universidades, comunidades e empresas instaladas no entorno, com o objetivo de diminuir a possibilidade de incêndios de grandes proporções e reduzir os danos à vegetação nativa, à fauna e às propriedades vizinhas.

Ads

A iniciativa já foi realizada anteriormente na região. Em 2025, a Operação de Manejo Integrado do Fogo ocorreu na área da FENP entre os dias 26 e 28 de maio, com a participação de instituições parceiras em ações preventivas realizadas antes do período de maior intensidade da estiagem.

A experiência acumulada desde 2022 também integra a base técnica utilizada para o planejamento da operação deste ano, além do histórico de articulação entre as instituições envolvidas.

Além da queima prescrita, o planejamento prevê a abertura de corredores corta-fogo em pontos estratégicos da zona de amortecimento, manutenção de aceiros e ações de educação ambiental voltadas às comunidades vizinhas.

A realização de cada intervenção dependerá de autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e de uma avaliação técnica rigorosa das condições meteorológicas no dia da operação. A análise terá como objetivo assegurar condições adequadas e a segurança das equipes envolvidas.

Instituições participantes

Participaram da reunião representantes do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de São José do Rio Preto, Fundação Florestal, por meio da equipe gestora da FENP, CETESB, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Secretaria Municipal de Serviços Gerais, SeMAE, administração aeroportuária e COFCO International.

AS MAIS LIDAS