Redes Sociais

Política

Flávio Bolsonaro tem 41% e Lula, 33% em eventual 2º turno em SP

Senador aparece oito pontos à frente do presidente em São Paulo

Publicado há

em

Divulgação
Ads

O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno da eleição presidencial entre os eleitores de São Paulo, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (8). Flávio tem 41% das intenções de voto, contra 33% de Lula.

A diferença de oito pontos percentuais está fora da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos. O resultado mostra uma vantagem do candidato do PL no maior colégio eleitoral do país.

No cenário pesquisado, 16% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, anulariam o voto ou não pretendem votar, enquanto 10% se declararam indecisos.

A pesquisa foi encomendada pela Globo e realizada entre os dias 4 e 7 de setembro. Foram entrevistadas presencialmente 1.800 pessoas com 16 anos ou mais no Estado de São Paulo. O nível de confiança é de 95%.

Ads

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04705/2026.

Cenário em São Paulo

Em um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, os números da pesquisa Quaest são:

  • Flávio Bolsonaro (PL): 41%
  • Lula (PT): 33%
  • Branco/nulo/não vai votar: 16%
  • Indecisos: 10%

São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil, com cerca de 34,1 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de 2026. O peso do Estado torna o desempenho dos candidatos no eleitorado paulista um dos principais indicadores da disputa presidencial.

Ads

O resultado ocorre em um momento de forte equilíbrio na disputa nacional. Em pesquisa nacional da própria Quaest divulgada nesta semana, Lula e Flávio Bolsonaro aparecem empatados numericamente em 41% a 41% em um eventual segundo turno.

No recorte paulista, porém, a situação é diferente, com Flávio abrindo oito pontos de vantagem sobre o presidente. A pesquisa estadual faz parte de uma série de levantamentos da Quaest que mostram diferenças regionais importantes na corrida presidencial.

AS MAIS LIDAS