Saúde
HCM de Rio Preto inicia imunização contra bronquiolite em bebês prematuros
Primeiro bebê imunizado foi o Benício, de apenas tem 24 dias de vida

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto iniciou nesta semana a aplicação do nirsevimabe, imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês. A unidade recebeu a primeira remessa com 80 doses, destinadas a recém-nascidos prematuros internados, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro bebê a receber o imunizante foi Benício Gomes Thomé, de apenas 24 dias de vida, nascido com 30 semanas de gestação. A aplicação ocorreu após prescrição médica.
De acordo com a epidemiologista e coordenadora do Núcleo Hospitalar da Funfarme, Maria Lúcia Machado Salomão, o impacto da nova imunização deve ser significativo na rede pública de saúde.
“Estamos vivendo um momento muito importante da saúde pública. Com esse imunizante, teremos um impacto expressivo na redução de internações e até de óbitos nos casos mais graves”, afirmou.
Segundo dados apresentados pela especialista, o VSR é responsável por cerca de 70% das internações por bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia em crianças pequenas, especialmente prematuros e menores de dois anos.
O nirsevimabe é indicado para recém-nascidos com idade gestacional de até 36 semanas e seis dias e para crianças de até 23 meses com comorbidades específicas. O HCM também será referência regional para a aplicação do imunizante em 67 municípios da região de Rio Preto, mediante avaliação médica na rede básica de saúde.
A direção do hospital reforça que o imunizante não será aplicado de forma indiscriminada, sendo destinado exclusivamente aos grupos elegíveis, conforme critérios do Ministério da Saúde.



