Redes Sociais

Política

Lula cumpre agenda de campanha em Rio Preto em 3 de setembro

Presidente e candidato à reeleição deve participar de encontro com apoiadores e lideranças do interior paulista, conforme anúncio feito por João Paulo Rillo

Publicado há

em

Paulo Pinto/Agência Brasil
Ads

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição em 2026, deve visitar Rio Preto no dia 3 de setembro, uma quinta-feira, para participar de um encontro político com apoiadores e lideranças do interior paulista. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (27) pelo vereador João Paulo Rillo (PT), candidato a deputado estadual.

Segundo Rillo, a agenda está prevista para as 18h. O vereador afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais, que recebeu a confirmação do presidente estadual do PT, deputado federal Kiko Celeguim. Até o momento, porém, detalhes como o local do evento e a programação completa não foram divulgados.

“Depois de 24 anos, o presidente Lula retorna a São José do Rio Preto. Acabei de receber a confirmação pelo presidente estadual do PT, o deputado federal Kiko Celeguim. No dia 3, às 18 horas, o presidente vai estar aqui em São José do Rio Preto para falar com todo o interior, toda a região, sobre o Brasil e o futuro do Brasil. Te espero lá”, afirmou Rillo.

Na legenda da publicação, o vereador convocou militantes e apoiadores para o encontro. “Queremos Rio Preto, nossa região e todo o interior paulista juntos nesse grande encontro. Reserve a data. Em breve, traremos mais informações aqui”, escreveu.

Ads

A visita ainda depende de confirmação na agenda oficial da Presidência da República. Se realizada, será a primeira passagem de Lula por Rio Preto desde que voltou ao Palácio do Planalto, em janeiro de 2023.

Retorno após 24 anos

Rillo afirma que Lula não visita Rio Preto há 24 anos. A passagem anterior ocorreu em 2002, ano em que o petista foi eleito pela primeira vez presidente da República. Naquele período, Lula percorria cidades do interior paulista durante a campanha eleitoral que terminou com sua vitória no segundo turno contra José Serra (PSDB).

O histórico de Lula na região também remonta ao período anterior à chegada ao Palácio do Planalto. A eleição de 2002 marcou o início de uma sequência de quatro vitórias do petista em disputas presidenciais, em 2002, 2006, 2022 e 2026, caso vença a eleição deste ano.

Ads

A presença do presidente em Rio Preto ocorre em meio à campanha eleitoral de 2026. João Paulo Rillo está oficialmente registrado como candidato a deputado estadual pelo PT. Ele foi o vereador mais votado da história de Rio Preto nas eleições municipais de 2024, quando recebeu 9.968 votos.

Mobilização no interior

A expectativa dos organizadores é reunir representantes de municípios da região e militantes do PT no encontro. A escolha de Rio Preto para receber o presidente também coloca a região no roteiro da campanha petista no interior paulista, onde os partidos vêm ampliando a mobilização para as eleições de outubro.

Na publicação que anunciou a visita, Rillo associou o encontro a temas nacionais e à mobilização política. “É dia de encontrar quem trabalha, quem luta, quem acredita e quem não desiste de construir um país melhor para todos”, escreveu.

O presidente estadual do PT, Kiko Celeguim, também é candidato a deputado federal nas eleições de 2026. De acordo com os dados eleitorais disponíveis, ele disputa uma vaga na Câmara dos Deputados pelo partido.

A agenda de Lula em Rio Preto deverá ser detalhada nos próximos dias, com a divulgação do endereço do evento, formato da atividade e autoridades que deverão acompanhar o presidente.

AS MAIS LIDAS