Social
Mulheres de Sucesso 2026: a história de Joelma Caparroz
“Conhece-te a ti mesmo.” A máxima do filósofo Sócrates atravessa séculos lembrando que compreender a mente humana é um dos caminhos mais profundos para transformar a vida. Essa ideia ecoa na trajetória da neuropsicóloga Joelma Caparroz, que fez do cuidado com a saúde mental sua missão.
Há mais de 16 anos, Joelma está à frente do Instituto da Vida, espaço que se tornou referência no acompanhamento psicológico e neuropsicológico na região. Desde a fundação do instituto, sua proposta sempre foi ampliar o olhar sobre o bem-estar emocional, oferecendo atendimento a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, tanto de forma presencial quanto on-line.
Com uma escuta sensível e olhar atento às necessidades de cada paciente, Joelma acredita que toda história merece ser acolhida com respeito e compreensão. Ao lado de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, construiu um ambiente dedicado ao desenvolvimento emocional, cognitivo e social de quem busca ajuda.
Seu compromisso com o conhecimento é constante. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, também possui formação em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento humano. Já atuou como docente universitária, é palestrante, escritora e integra o IBAPnet, participando ativamente de discussões e estudos sobre avaliação psicológica e neuropsicológica.
Nos últimos anos, tem dedicado especial atenção ao atendimento e à inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista, buscando estratégias que promovam desenvolvimento, autonomia e acolhimento às famílias.
Apesar da intensa dedicação profissional, Joelma encontra na família seu verdadeiro porto seguro. No filho Miguel, descobre diariamente sua maior fonte de amor, força e inspiração.
Conhecida pelo sorriso fácil, pela energia vibrante, beleza indiscutível e pela disposição em ajudar, também participa de ações solidárias e iniciativas voltadas ao bem-estar coletivo.
Para Joelma, cuidar da mente é também abrir caminhos para uma vida mais leve. Como ela mesma costuma dizer: “Quando alguém encontra equilíbrio emocional, encontra também novas possibilidades de viver”.

-
Cidades23 horasMotorista dorme, causa acidente e mata motociclista em Cedral
-
Cidades2 diasMãe denuncia bullying contra filho de 13 anos em escola de Rio Preto
-
Política2 diasVereador aciona Justiça para suspender CPI do Assédio em Rio Preto
-
Cidades18 horas“Desmanche” fiscaliza seis pontos e lacra estabelecimentos em Rio Preto
