Redes Sociais

Esportes

Rio-pretenses encaram 1.000 km de bicicleta sem apoio em ultraprova

Roberto Baffi Cezario, Jean Cunha e Marcelo Aquino disputam ultraprova entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Publicado há

em

Arquivo pessoal
Ads

Três ciclistas de Rio Preto vão enfrentar, a partir da próxima segunda-feira (5/10), um dos desafios mais exigentes do ciclismo de longa distância. Roberto Baffi Cezario, Jean Cunha e Marcelo Aquino, atletas da Briani Assessoria Esportiva, participarão do BikingMan Brazil, ultraprova de 1.000 quilômetros que deverá ser concluída em até 120 horas.

A competição será realizada entre os dias 5 e 10 de outubro, por estradas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A largada e a chegada estão previstas para Orleans, no Sul de Santa Catarina.

O percurso terá cerca de 18 mil metros de elevação acumulada, com mais de 55 subidas, e passará por até 30 localidades. De acordo com a organização, aproximadamente 70% do trajeto será pavimentado e os outros 30% serão percorridos em estradas de cascalho. A prova poderá ser realizada individualmente ou em dupla.

Um dos principais desafios será a necessidade de autossuficiência. Os participantes não poderão contar com equipes particulares ou receber apoio externo durante o trajeto. Cada ciclista terá de administrar alimentação, períodos de descanso, equipamentos e eventuais problemas mecânicos.

Ads

“É uma prova de 1.000 quilômetros, com um percurso predeterminado e até 120 horas para ser concluído. A característica principal é a autossuficiência. Da largada até a chegada, o atleta precisa administrar onde vai comer, descansar e resolver os imprevistos pelo caminho”, explica Roberto.

A estrutura da competição contará com três pontos de controle obrigatórios, sistema de rastreamento por GPS e atendimento para situações de emergência. Para permanecer na classificação, os atletas precisarão completar o percurso até as 5h do dia 10 de outubro.

Roberto realizou cerca de seis meses de preparação para a prova, sob orientação do treinador Alex Briani, da Briani Assessoria Esportiva. O treinamento foi baseado em longos períodos sobre a bicicleta e na alternância entre diferentes tipos de terreno.

“Foram treinos de resistência e muitas horas pedalando. O Alex preparou uma alternância de percursos ao longo desses seis meses para que eu chegasse pronto para as características da prova”, afirma o ciclista.

Ads

O trajeto passará por regiões de serra e planalto, além de áreas de mata de araucária e estradas rurais. Embora o percurso inclua paisagens conhecidas pelo potencial turístico, Roberto afirma que a prioridade durante a competição será controlar o ritmo e administrar o desgaste físico.

“É uma região com algumas das paisagens mais bonitas do Brasil, mas será uma prova muito dura. O objetivo é percorrer os mil quilômetros no menor tempo possível, sabendo administrar o corpo, o descanso e tudo o que pode acontecer durante o caminho”, diz.

AS MAIS LIDAS