Redes Sociais

Cidades

Rio Preto entra em alerta para onda de calor e tempestades, aponta Inmet

Risco inclui ventos fortes, granizo, alagamentos e aumento de temperatura acima da média

Publicado há

em

SMCS/ arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas simultâneos para a região de Rio Preto entre esta segunda-feira (29/12) e terça-feira (30): um para onda de calor e outro para tempestades. Segundo o órgão, as temperaturas podem ficar até 5 °C acima do esperado para esta época do ano. O aviso abrange grande parte do território paulista, todo o estado do Rio de Janeiro, regiões do sul de Minas Gerais e Espírito Santo, além de áreas de Mato Grosso do Sul e Goiás.

O alerta de tempestades engloba todo o estado de São Paulo e parte do sul mineiro. O Inmet prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm ao longo do dia, acompanhada de ventos fortes, entre 40 e 60 km/h, e possibilidade de granizo. Entre os possíveis impactos estão quedas de energia, danos em plantações, queda de árvores e pontos de alagamento.

A Defesa Civil estadual já havia antecipado a possibilidade de temporais provocados pela atuação de um sistema meteorológico na região. Para esta terça-feira (30), o Climatempo prevê sol entre nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite, temperaturas entre 22 °C e 32 °C. Nos próximos dias, a tendência é de redução no calor, com previsão de chuva diária. Na quarta-feira (31) e quinta-feira (1º), véspera e primeiro dia de 2026, são esperadas precipitações rápidas e máximas que variam de 29 °C a 31 °C.

Quedas de árvores e fios 

O temporal do último sábado (27/12) deixou danos em diversos pontos da cidade. Segundo um balanço da Defesa Civil por meio do 190 da Polícia Militar, foram registradas 23 quedas de árvores em vias públicas, quatro casos de árvores atingindo veículos e três ocorrências envolvendo fios de energia caídos. A atuação de equipes do Corpo de Bombeiros, CPFL e Secretaria de Serviços Gerais garantiu o atendimento de todas as situações até a tarde de ontem (28). Dados do Inmet indicam que os ventos em Rio Preto chegaram a 5 km/h durante o evento, enquanto o Cemaden registrou volume de chuva de 27 mm na cidade.

AS MAIS LIDAS