Cidades
Rio Preto se despede de Dona Maria, fundadora da tradicional Maria Bolachas
Empreendedora visionária deixou legado de afeto, sabor artesanal e mais de quatro décadas de história em Rio Preto

Rio Preto se despede nesta quinta-feira (5/2) de uma de suas figuras mais emblemáticas do empreendedorismo local. Ontem (4), aos 67 anos, morreu Maria Aparecida das Dores Araújo, conhecida como Dona Maria, criadora da Maria Bolachas, loja tradicional que há mais de quatro décadas faz parte da história e da memória afetiva da cidade.
Visionária e muito querida, Dona Maria construiu sua trajetória a partir da simplicidade. O negócio teve início de forma informal, no quintal de casa, quando ela passou a produzir e vender biscoitos de polvilho para atender à vizinhança. Com o passar do tempo, novos produtos foram incorporados, como o beliscão, além de receitas autorais e releituras de clássicos, que conquistaram gerações de clientes.
“Tive o privilégio de conhecê-la. Faz muito tempo, quando começou a trabalhar aqui no Eldorado, suas filhas ainda muito pequenas. Ficou viúva e seguiu em frente… Uma pessoa maravilhosa… Que seja acolhida no coração do nosso Criador”, disse Ana Lúcia Costa em uma publicação de pesar nas redes sociais da loja.
A venda porta a porta e a divulgação feita pelo boca a boca impulsionaram o crescimento da empresa, que ganhou notoriedade sem perder suas características originais. Mesmo com o aumento da demanda e a consolidação da marca, a Maria Bolachas manteve o cuidado artesanal, o contato próximo com o público e a identidade construída por sua fundadora.
Reconhecida pelo talento na culinária e pela gentileza no trato com as pessoas, Dona Maria transformou um pequeno empreendimento em um símbolo da tradição local. Seu trabalho deixou marcas não apenas pelo sabor dos produtos, mas pela história de perseverança, criatividade e dedicação.
“Aprendi com a Maria que temos que fazer tudo com amor. Trabalhei com essa mulher maravilhosa desde os primórdios, quando a Maria Bolachas era na Duarte Pacheco, depois fomos para o Eldorado e finalmente se instalou na Romeu Strazzi. Hoje vivo muito do que aprendi com ela aqui na Europa. Que Deus conforte e console a Cris, a Vivi e a todos os familiares pela perda dessa grande mulher!”, disse o ex-funcionário Adriano Asan, nas redes sociais.
“Oooo Campeã! Que você esteja sendo acolhida na sua passagem para sentir toda a felicidade que você sempre transmitiu a todas/os! Graaatidão pelo seu legado! Sinta-se amada! Sinta-se feliz!”, comentou Ururahy Barroso.
Homenagem
Além das manifestações de pesar de familiares, amigos e clientes, a morte de Dona Maria também foi lembrada oficialmente pelo Poder Legislativo. Os vereadores da Câmara Municipal, Luciano Julião (PL) e Dr. Tedeschi (PL). protocolaram uma homenagem em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a cidade.
“Com muito pesar, recebemos a notícia de que, no último dia 4 de fevereiro de 2026, faleceu em São José do Rio Preto a senhora Maria Aparecida das Dores Araújo. Trata-se de uma grande perda, que deixa uma lacuna irreparável entre familiares e amigos, além de saudades em todos aqueles que tiveram o privilégio de com ela conviver. Neste momento de profunda tristeza e dor que se abate sobre a família e sobre todos que a conheceram, resta rogar a Deus Pai Todo-Poderoso que lhe conceda um lugar de repouso, descanso e paz, trazendo o conforto necessário e as consolações à família enlutada. ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim não morrerá eternamente.’ (João 11:25-26). A Câmara Municipal manifesta suas condolências à família enlutada e, nos termos regimentais, requer que sejam consignados em ata votos de profundo pesar pelo falecimento da senhora Maria Aparecida das Dores Araújo.”
Despedida
O velório será realizado até as 16h, no Cemitério Jardim da Paz, em Rio Preto. O sepultamento ocorre logo em seguida. O legado de Dona Maria segue vivo na loja que fundou e na lembrança de todos que acompanharam sua trajetória.
Política1 diaVereador pede CPI para apurar denúncias de uso de gabinete para encontros sexuais
Cidades1 diaLadrão de fios é detido em casa pelo próprio morador em Rio Preto
Cidades1 diaMulher é detida pela GCM por furto de calcinhas no Centro de Rio Preto
Cidades1 diaPM Ambiental recupera mais 43 cabeças de gado furtadas na região



