Cultura
Riopreto Shopping recebe exposição do premiado quadrinista Orlandeli
“O Mundo de Yang” convida o público a mergulhar no universo sensível, poético e bem-humorado criado pelo quadrinista

O Riopreto Shopping recebe, de 5 a 15 de fevereiro, a exposição “O Mundo de Yang”, mostra que convida o público a mergulhar no universo sensível, poético e bem-humorado criado pelo quadrinista Orlandeli, vencedor do Prêmio Jabuti, um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira. A abertura acontece no dia 5 de fevereiro, às 19h, com a presença do autor, que também lança o livro “O Mundo de Yang – Caminho do Meio” e realiza sessão de autógrafos.
Criada em 2015, a série “O Mundo de Yang” combina tiras, narrativas sequenciais e poesia de maneira singular, explorando a essência da vida cotidiana a partir de um mundo de fantasia permeado por filosofia, reflexão e humor inteligente. O protagonista Yang é um personagem curioso, que conduz o leitor por dilemas existenciais, relações humanas e pelos pequenos absurdos do dia a dia, sempre equilibrando leveza e profundidade.
Na exposição, o público poderá acompanhar a evolução do personagem ao longo de seus dez anos de trajetória, com a apresentação de primeiros esboços, a primeira tira publicada, estudos de personagens, simbologias, curiosidades, livros e uma seleção especial de quadrinhos que retratam as aventuras e reflexões de Yang.
Esta não é a primeira vez que Orlandeli apresenta seus trabalhos no Riopreto Shopping. O artista já realizou exposições no empreendimento com grande repercussão de público, como “Orlandeli – 25 anos de histórias”, “Entre uma coisa e outra – A narrativa introspectiva de Orlandeli”, “Do lado de dentro – Um mergulho pela narrativa gráfica de Orlandeli” e “Chico Bento – Viola”, que contou com lançamento e exposição da obra.
Reconhecido nacionalmente, Orlandeli já publicou trabalhos em veículos como Folha de S.Paulo, revistas Época, Superinteressante e Saúde, entre outros. Além do Prêmio Jabuti, conquistado com a obra “Mais uma história para o velho Smith”, o autor acumula importantes reconhecimentos como os prêmios HQMix, Ângelo Agostini e CCXP Awards.
O artista também integra o seleto grupo de autores escolhidos por Maurício de Sousa para o selo Graphic MSP, no qual quadrinistas fazem releituras de personagens clássicos. Pelo selo, já publicou três obras com o personagem Chico Bento: “Arvorada”, “Verdade” e “Viola”.
Ao receber mais essa atração na programação de eventos, o Riopreto Shopping reforça seu compromisso com a valorização da cultura, da arte e do acesso a experiências que estimulam a reflexão, a criatividade e o diálogo com diferentes públicos.
Cidades1 diaRio Preto se despede de Dona Maria, fundadora da tradicional Maria Bolachas
Política1 diaVereador pede CPI para apurar denúncias de uso de gabinete para encontros sexuais
Cidades1 diaLadrão de fios é detido em casa pelo próprio morador em Rio Preto
Cidades1 diaMulher é detida pela GCM por furto de calcinhas no Centro de Rio Preto



