Redes Sociais

Cidades

Saidinha: 16 detentos não retornam aos presídios da região

Maioria dos beneficiados voltou aos presídios, mas faltosos poderão perder benefícios e retornar ao regime fechado

Publicado há

em

GovSP/arquivo
Ads

Encerrado o período da segunda saída temporária de 2026, 16 presos que deixaram estabelecimentos penais da região de Rio Preto não se reapresentaram às unidades dentro do prazo fixado pela Justiça. Ao todo, 801 detentos do regime semiaberto foram autorizados a deixar os presídios no último dia 16 e tinham até segunda-feira (22/6) para retornar.

A maior parte dos beneficiados cumpriu as regras da medida. Dos 801 presos liberados, 785 retornaram normalmente. O maior número de ausências foi registrado no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, responsável por dez dos casos de não retorno.

Nas demais unidades da região, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia contabilizou um preso ausente entre os 39 beneficiados. No Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Preto, uma das 40 internas autorizadas a sair também não retornou. Já os detentos contemplados nos CDPs de Icém e Paulo de Faria, além da Penitenciária de Riolândia, voltaram integralmente aos respectivos estabelecimentos.

Prevista na Lei de Execução Penal, a saída temporária é destinada a presos do regime semiaberto que atendem a critérios como bom comportamento e cumprimento de parte da pena. Durante o período em liberdade, os beneficiados devem seguir condições estabelecidas pelo Poder Judiciário.

Ads

Quem descumpre a determinação e deixa de voltar à unidade prisional passa a ser considerado foragido. Além disso, poderá perder o direito a futuras saídas temporárias e ter a pena novamente cumprida em regime fechado.

A próxima concessão do benefício está prevista para setembro, enquanto a última saída do ano deverá ocorrer entre o fim de dezembro e o início de janeiro de 2027.

AS MAIS LIDAS