Saúde
Trombose venosa profunda diagnosticada tardiamente. Ela pode passar despercebida?
Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

A trombose venosa profunda (TVP) constitui uma doença vascular com elevada incidência em nossa população e caracteriza-se pela obstrução do segmento venoso acometido por um coágulo de sangue. Na grande maioria dos casos, a TVP ocorre em veias dos membros inferiores; todavia, ela também pode ser diagnosticada nos membros superiores e em localizações atípicas, tais como, em veias renais, em veias hepáticas e em veias oculares.
Dor e edema no membro são sintomas que, apesar da sua inespecificidade, sugerem a probabilidade diagnóstica de TVP e merecem avaliação vascular adequada. A magnitude dos sintomas, entretanto, varia de acordo com a localização do segmento venoso obstruído. Por exemplo, a TVP distal, identificada em veias próximas ao tornozelo, geralmente não manifesta sintomas clínicos importantes. Por outro lado, a TVP proximal, observada em veias acima do joelho e próximo da virilha, comumente manifesta-se com edema importante, dores no membro de forte intensidade e até mesmo dificuldade para deambulação.
Se o quadro clínico da TVP for de pequena intensidade e o indivíduo não valorizar os seus sintomas, o diagnóstico da TVP pode passar despercebido. Isso geralmente pode ocorrer nos casos de TVP abaixo do joelho, em veias dos grupamentos musculares da panturrilha e em veias próximas ao tornozelo. Nestes casos, o diagnóstico da TVP poderá ocorrer tardiamente, em ocasiões específicas em que for realizada uma avaliação circulatória para o diagnóstico da insuficiência venosa crônica ou em avaliações pré-operatórias.
A maior preocupação associada a TVP consiste em sua evolução para a embolia pulmonar, que representa o desprendimento do coágulo de sangue das veias periféricas e a sua posterior impactação nas artérias pulmonares. Dependendo do volume de trombo que obstruiu a circulação pulmonar, a falta de ar pode evoluir para insuficiência respiratória. Além disso, a dor no peito pode ser significativa a ponto de estimular a procura pelo atendimento médico de urgência.
Em casos de diagnóstico tardio da TVP, o risco de evolução da trombose para embolia pulmonar é menor. Todavia, é recomendado investigar o motivo pelo qual ocorreu a TVP. De um modo geral, três entidades promovem a formação do trombo: (1) lesões endoteliais em decorrência de procedimentos cirúrgicos; (2) estase sanguínea promovida pela lentificação do fluxo sanguíneo venoso, como observado em pacientes acamados; e (3) estados pró-trombóticos, tais como, gestação, puerpério e na vigência de doenças oncológicas.
Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.
Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).
Cidades1 diaRio Preto se despede de Dona Maria, fundadora da tradicional Maria Bolachas
Política1 diaVereador pede CPI para apurar denúncias de uso de gabinete para encontros sexuais
Cidades1 diaLadrão de fios é detido em casa pelo próprio morador em Rio Preto
Cidades1 diaMulher é detida pela GCM por furto de calcinhas no Centro de Rio Preto



