Cidades
Rio Preto faz parte de projeto de desenvolvimento do esporte paralímpico
O programa oferece capacitação de profissionais de educação física e terá quatro dias com atividades práticas e teóricas em diferentes modalidades

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo, ao lado do secretário de Esportes Fábio Marcondes, recebeu nesta manhã no Ginásio de Esportes Natalone a secretária de Estado da Pessoa com Deficiência Célia Leão e o secretário de Esportes do Estado Aildo Rodrigues Ferreira. O evento foi apresentado ao Poder Público por Paulo Jatobá, atleta do CAD – Clube Amigos dos Deficientes, que acatou a indicações e solicitou a inclusão da cidade no cronograma.
O evento marcou o lançamento em Rio Preto do Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens) da Secretaria de Esportes, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto e o Governo do Estado, que oferece 50 vagas de capacitação técnica e profissional para professores de educação física da rede pública, particular ou estudantes no último ano da graduação, entre os dias 15 e 18 de junho.
Segundo o secretário Aildo Rodrigues, a capacitação dos profissionais pretende proporcionar aos atletas paralímpicos do município a possibilidade de seguirem a carreira esportiva. “Temos a expectativa de dobrar esse número de vagas para 2022, por conta da demanda que nos força a avançar e mudar esses atendimentos”, disse Aildo.
A capacitação técnica terá como público-alvo professores de Educação Física, estudantes de Educação Física no último ano de graduação e professores das redes pública e privadas de ensino não formados em Educação Física, mas que atuam em aulas com conteúdo esportivo com comprovação das aulas ministradas.
A secretária Célia Leão falou da oportunidade para a categoria e para as crianças e adolescentes, destacando o esporte como a porta aberta para a inclusão.
“A inclusão só se faz com programas direcionados, pensando no jovem e na criança na hora da educação. É preciso um olhar para a vida dessas crianças. É preciso fazer com que elas participem literalmente de tudo, dando oportunidades iguais para pessoas que possuem apenas características diferentes”, completou Célia.
O secretário de Esportes de Rio Preto Fábio Marcondes destacou as ações já desenvolvidas na cidade. “Temos na cidade 113 ATIs, mais de de 100 campos, 30 quadras, 70 parquinhos e 13 Centros Esportivos. Ferramentas usadas pela secretaria de Esportes para contribuir com a formação de crianças, gerando uma nova expectativa de vida. O momento é de união e superação, pensando em levar qualidade de vida para quem busca inclusão”, afirmou Marcondes.
Ele ainda observou que Rio Preto foi escolhida por ser um dos grandes polos de desenvolvimento do Interior. “O Curso de Capacitação que será realizado de 15 a 18 de junho será ministrado para 50 alunos oriundos da 6ª Região Esportiva. Que seja um momento especial e que todos possam desfrutar desse benefício.”
Encerrando o evento, o prefeito Edinho Araújo falou sobre a expectativa de reabrir os espaços públicos, realizar eventos e campeonatos esportivos, integrando esporte e cultura. “Queremos uma Rio Preto integrada e inclusiva. Lutamos para o desenvolvimento constante da nossa cidade, conhecida como ‘terra de oportunidades’. Nosso papel é fazer com que todos tenham as mesmas oportunidades, sem discriminação. Espero que tão logo a cidade avance com a vacinação contra a covid-19, possamos retomar nossos eventos e valorizar o esporte ainda mais, já que a prática salva e muda vidas”, disse.
A iniciativa pretende ser base estrutural para todo esporte paralímpico do Estado de São Paulo, realizando o mapeamento das entidades que trabalham com o paraesporte para criação de um banco de dados oficial do Estado disponível para consulta pública, além de oferecer consultoria administrativa focada na gestão do esporte paralímpico.
As aulas práticas de capacitação contemplam as modalidades esportivas bocha, natação, goalball e vôlei sentado, sendo realizadas em nove localidades distintas, entre elas as oito Regiões Esportivas do Estado mais a cidade de São Paulo.
Esportes1 diaMorre, aos 18 anos, Isabelle Marciniak, campeã brasileira de ginástica rítmica
Cidades1 diaHomens são presos em briga por cobrança de dívida
Cidades1 diaFuga e perseguição da PRF terminam em prisão na zona norte de Rio Preto
Cidades1 diaEm briga por ciúmes, mulher quebra violões do namorado



