Redes Sociais

Cidades

Defesa Civil emite 34 alertas e prevê chuva forte em Rio Preto

Rio Preto está entre as regiões sob atenção

Publicado há

em

GovSP
Ads

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu 34 alertas meteorológicos nesta terça-feira (29/9) e prevê uma quarta-feira (30) de tempo instável em todo o território paulista. Em Rio Preto e outras regiões, são esperadas chuvas de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento, com possibilidade de queda pontual de granizo.

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para  Rio Preto, o tempo deve mudar nos próximos dias com a aproximação de uma frente fria, provocando chuva e queda nas temperaturas. Nesta quarta-feira, a previsão é de sol entre nuvens e possibilidade de chuva leve a partir da tarde ou noite, com mínima de 22°C e máxima de 33°C.

Na quinta-feira (1º), são esperadas pancadas de chuva isoladas e trovoadas ao longo do dia, com temperaturas entre 21°C e 27°C. Já na sexta-feira (2), o céu deve permanecer nublado, com chuva leve persistente e temperaturas entre 20°C e 26°C.

A instabilidade é provocada pela atuação de um cavado meteorológico e pela passagem de uma frente fria pelo oceano. As chuvas podem ocorrer em todas as regiões do Estado ao longo do dia, com acumulados potencialmente significativos, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

Ads

Por causa das condições meteorológicas, todo o Estado permanece em nível de atenção, especialmente para a possibilidade de temporais isolados, alagamentos, enxurradas e elevação dos níveis dos rios, sobretudo em áreas mais vulneráveis.

34 alertas emitidos

Os 34 alertas foram emitidos pela Defesa Civil diante da atuação de áreas de chuva, com possibilidade de tempestades, e também da ocorrência simultânea de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar em diferentes pontos do Estado.

Ao longo da tarde de terça-feira, 28 mensagens foram encaminhadas por SMS para regiões que abrangem municípios como Assis, Marília, Dracena, Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio, Caiabu, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Rancharia, Ilha Comprida, Iguape, Presidente Prudente, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Bauru, Rosana, Maracaí, Euclides da Cunha Paulista, Severínia, Tabapuã, Olímpia, Guararapes, Monte Azul Paulista, Pirangi, Paraíso, Bebedouro, Gabriel Monteiro, Clementina, Sertãozinho, Martinópolis, Morro Agudo, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Águas de Lindóia, Getulina, Pompéia e Itapetininga.

Do total de mensagens, três foram destinadas especificamente a alertar sobre baixos índices de umidade relativa do ar. Os avisos abrangeram as regiões de Barretos e Franca; São José do Rio Preto e Votuporanga; e Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos.

Ads

Além dos avisos por SMS, seis alertas foram emitidos pelo sistema Cell Broadcast. As mensagens indicavam a possibilidade de chuva forte, raios, ventos e granizo, além do deslocamento das áreas de chuva, e orientavam a população a procurar abrigo em local seguro.

Calor, baixa umidade e risco de incêndios

Na região de São José do Rio Preto, assim como em Araçatuba, Barretos, Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, Campinas e Bauru, a combinação de temperaturas elevadas, baixa umidade e vegetação seca aumenta o risco de incêndios florestais e queimadas.

A preocupação é maior principalmente em áreas de pastagens e terrenos com grande quantidade de material combustível.

Primavera sob influência do El Niño

As condições registradas nesta terça-feira (29) ocorrem durante uma primavera sob influência do El Niño. O fenômeno climático pode interferir na distribuição das chuvas e das temperaturas em diferentes regiões.

Em São Paulo, isso contribui para a ocorrência de cenários distintos no mesmo período, com algumas áreas sujeitas a chuva forte e tempestades enquanto outras registram calor e baixa umidade.

Cuidados durante as chuvas

Ao receber um alerta de chuva forte, a orientação é procurar um local seguro e permanecer protegido até o fim da tempestade. Durante a ocorrência de raios e ventos fortes, deve-se evitar áreas abertas, árvores, estruturas metálicas, postes e locais próximos à fiação elétrica.

A população também não deve atravessar áreas alagadas, seja a pé ou de veículo, e precisa manter distância de rios, córregos e pontos sujeitos a enxurradas. Em caso de granizo, a recomendação é permanecer em local protegido e aguardar a redução da intensidade da chuva antes de sair.

Cuidados com o calor e o tempo seco

A Defesa Civil orienta a população a beber água regularmente, evitar exposição prolongada ao sol, principalmente nos horários de maior calor, e procurar ambientes protegidos da incidência direta do sol e, quando possível, com boa circulação de ar.

Também é recomendado evitar atividades que possam provocar incêndios em áreas de vegetação seca. A orientação é não queimar lixo ou restos de poda e não utilizar fogo para fazer a limpeza de terrenos.

A Defesa Civil do Estado permanece monitorando as condições meteorológicas e pode atualizar os alertas conforme a evolução do cenário.

Para receber gratuitamente os avisos por SMS, basta enviar o CEP para o número 40199. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

AS MAIS LIDAS