Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 31 de dezembro
O jornalista Rubens Celso Cri traz na coluna Giro Político as principais notícias da política
Hora de se recompor
A falta de representatividade rio-pretense na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal deve provocar uma espécie de campanha pelo voto útil nos candidatos a deputados locais em 2022. Rio Preto ficou sem pai e sem mãe na eleição de 2018. Bolçone (DEM) e João Paulo Rillo (Psol) não foram reeleitos. Janaína Paschoal (PSL) obteve entre 20 e 30 mil votos na cidade e nunca colocou o pé em Rio Preto. Também não elegemos nenhum deputado federal. Hoje nos socorremos com Geninho Zuliani (DEM), de Olímpia, Luiz Carlos Motta (PL), que tem uma base muito ampla, incluindo a capital, e Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis. Diante do cenário, Itamar Borges (MDB), estadual, eleito por Santa Fé, se mudou para Rio Preto. Logo virou secretário estadual da Agricultura.
Pupo, convidado oficial
O vereador Renato Pupo (PSDB) confirma que o partido o convidou oficialmente para ser pré-candidato a deputado estadual em 2022. É o projeto, mas ainda não bateu o martelo. Espera uma reunião no começo de janeiro com o ex-deputado Vaz de Lima. Ele teria manifestado o interesse de ser o candidato a estadual pelo PSDB de Rio Preto. Se Vaz confirmar, Pupo deve recuar. Mas a torcida dos diretórios estadual e local, é para Renato Pupo. Vaz de Lima é considerado o coveiro do PSDB local. Durante os mais de 20 anos como proprietário do diretório municipal ele matou todas as lideranças emergentes. Nem erva daninha nasceu onde ele pisou. Se acontecer, será um novo “vaselinacídio”.
Bambolê
O prefeito Edinho Araújo (MDB) terá que usar todo o seu jogo de cintura para ultrapassar a eleição de 2022 em céu de Brigadeiro. Para começar, a sua base de apoio na Câmara e a coligação que o elegeu têm grupos que estarão em lados opostos. Ao menos 4 vereadores da base são bolsonaristas, e o PL, partido do presidente da República, ocupa a Secretaria de Esporte. Edinho apoia João Dória (PSDB). Ele também terá que saber atravessar o processo lidando com a pressão para apoiar os candidatos a deputado que hoje estão de baixo de sua saia, na administração.
Comissão de frente
O vice-prefeito Orlando Bolçone é candidato a deputado estadual pelo DEM. No MDB temos a candidatura de Itamar Borges. Ainda na base, devemos ter na disputa para a Assembleia Legislativa, Renato Pupo. Fala-se à boca miúda em uma possível candidatura do vereador Odélio Chaves (PP). Além do eterno opositor, João Paulo Rillo, (Psol), e da nova opositora, Coronel Helena (Republicanos). Esses nomes são apenas a ponta do iceberg. PT, PDT, PSL, Novo e outros costuram internamente os nomes de seus representantes. A pulverização de votos é um dos motivos que impossibilitou a eleição de um representante local.
É a eleição
O ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) começa a se movimentar mais à luz do dia. Pré-candidato a deputado federal, iniciou uma fase de contato com os seus eleitores pelo Facebook. Coisa que não fazia há muito tempo. Ele pode bater de frente com outro médico: Eleuses Paiva (PSD).
Produtivo
O ano de 2021 foi extremamente tenso e, ao mesmo tempo, produtivo na Câmara. Os vereadores apresentaram 8.337 proposituras. Destas, 5.379 foram indicações, 2048 requerimentos, 475 projetos de lei, 293 moções, 36 projetos de lei complementar, 24 projetos de resolução, apreciaram 64 vetos do prefeito, 16 projetos de Decreto Legislativo, 2 projetos de emenda à Lei Orgânica e temos 100 itens represados. Entre projetos e vetos, o prefeito apresentou 216 propostas.
Como ficou
Dos 475 projetos de lei protocolados, 224 eram nomes de rua. Entre todos, 395 foram aprovados, 5 rejeitados, 8 retirados e 4 arquivados. Do total, 53 ainda aguardam para entrar na ordem do dia (de votação). O vereador que mais apresentou propostas do tipo, foi cabo Júlio Donizete, do PSD. Um total de 13. Os que menos apresentaram foram Francisco Júnior, do DEM, e Rossini Diniz, do PL, com dois projetos de lei cada um.
O prefeito, projetos e vetos
Dos 216 projetos enviados pelo prefeito, 147 foram aprovados e 17 continuam na fila de votação. Dos 64 vetos apresentados pelo prefeito, 16 não foram analisados, 28 foram mantidos e 20 rejeitados. Os vereadores que mais foram vetados são da base do prefeito: Paulo Pauléra, PP, Bruno Moura, do PSDB, e Cabo Júlio Donizete, do PSD.
O campeão
O vereador Luiz Celso Peixão (MDB) é o campeão de propostas apresentadas. Foram 942, sendo 759, indicações. Foi seguido por Pedro Roberto (Patriota) com 839 propostas e Junior Ruél (DEM) com 611 documentos protocolados.
Ano tenso
A tensão na Câmara se instalou desde o primeiro dia da Legislatura. Pedro Roberto, oposição, venceu a eleição de Paulo Pauléra, candidato do prefeito, com um voto de Jean Charles Serbetto, do partido do prefeito. O clima ficou ruim. De volta ao leito normal, Serbetto possibilitou que Edinho mantivesse a maioria. Ela fica folgada quando os vereadores do Republicanos, Karina Carolina e Robson Ricci, votam com o Executivo. Renato Pupo, um dos engenheiros da vitória de Pedro Roberto, também vota com o prefeito em vários assuntos.
Apoio e repúdio
As diferenças ideológicas no Plenário também ficam expostas na apreciação das moções. Jean Charles Serbetto é o campeão, com 98 apresentadas. Com certeza, mais de 90% são de aplausos e, a maioria, direcionada à atuação de PMs. É seguido por Pupo com 56, Pedro Roberto Gomes, com 38, e João Paulo Rillo, com 34. As moções de João Paulo, na grande maioria, são de repúdio a atos do prefeito ou de alguma autoridade nacional. As moções provocam grandes embates entre Rillo e Serbetto.
Moral e bons costumes
Os projetos que mais provocaram debates foram os que envolveram comportamento e de infraestrutura, enviados pelo prefeito. A maioria dos vereadores rejeitou todas as manifestações de apoio à comunidade LGBTQIA+, incluindo a criação de um Conselho de Diversidade Sexual.
Tensão
Houve debates tensos, com ofensas e até ameaças de agressão física. O autor das cenas de quase pugilato foi do vereador Bruno Moura, PSDB. Os debates mais acalorados foram nos projetos do empréstimo de R$ 300 milhões a ser feito pela Prefeitura, na revisão da Planta Genérica e reajuste de IPTU, a pandemia e a quebradeira dos empresários, o transporte coletivo, proposta do Executivo para mudar regras nos cemitérios (retirada) e a guerra de Anderson Branco contra os banheiros não binários nas escolas públicas.
Se desmancha no ar
Passado um ano, o prefeito Edinho Araújo tem, efetivamente, dois vereadores que lhe fazem oposição cerrada. João Paulo Rillo e Pedro Roberto Gomes. A depender da pauta, o grupo é expandido com Renato Pupo e Robson Ricci. O Republicanos encontrou uma solução salomônica. Enquanto Ricci faz oposição, Karina Carolina vota como base. Diego Polachini, presidente do Republicanos, encontrou um jeito de fazer oposição e, ao mesmo tempo, deixar uma porta aberta para se aproximar quando quiser ou precisar.
Sinuca de bico
Marco Vinholi, secretário estadual do Desenvolvimento Regional, não será candidato a deputado estadual e também não quer sair a federal. O objeto dos sonhos é disputar o Senado. Nesta eleição, cada estado vai eleger apenas um senador. A Federação de partidos que vai apoiar Rodrigo Garcia, mesmo que sejam 10, pode lançar apenas um candidato ao Senado. O PSDB terá que abrir mão dessa vaga para ampliar os apoios a candidatura de Garcia. Sabe-se que a vaga está prometida ao MDB. A última informação é que Rodrigo Garcia, para colar nas classes D e E, convidou o apresentador Luiz Datena para a vaga. Vinholi vai ter que fazer mágica.
Susto
No dia em que o prefeito fez a prestação de contas das ações de 2021, ele disse que uma dose de vacina ficou em R$ 1.300,00. Em outra conversa, o secretário de Governo, Jair Moretti, falou em R$ 1.120,00 cada dose aplicada. Foram mais 350 mil. As páginas das fabricantes na Interne falam que os preços ficam entre US$ 20 e US$ 30 dólares a dose. A confusão foi desfeita com a explicação de que os preços anunciados levam em conta toda a logística, desde o frete aéreo, até o salário dos funcionários que fizeram a imunização.
-
Cidades1 diaMãe vê pulseira de ouro furtada em foto de amigo da filha
-
Cidades2 diasFrente fria derruba temperaturas e traz chuva para Rio Preto nesta semana
-
Economia2 diasOlímpia espera visitação recorde de mais de 500 mil de turistas em julho
-
Cidades1 diaCasal é preso com 20 kg de maconha em Rio Preto
