Redes Sociais

Política

Deputado cria projeto de lei para aumentar segurança nas rodovias

Proposta consiste na obrigação de faixas de alerta vibratório nas laterais das pistas

Publicado há

em

Divulgação
Ads

O deputado estadual Rogério Nogueira (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um Projeto de Lei que determina a implantação de faixas de alerta vibratório nas rodovias e estradas do Estado. O objetivo é proporcionar mais segurança, evitando que veículos saiam da pista e causem acidentes.

De acordo com a proposta, estudos mostram que saídas de pista são responsáveis por 54% de todos os acidentes de trânsito fatais. Estima-se que até 60% desses casos são devido a fadiga do motorista, sonolência ou desatenção. “O número excessivo de acidentes que acontecem nas rodovias do nosso Estado é uma preocupação constante”, comenta o deputado. “Por isso, o objetivo da lei é que o Poder Público e concessionárias implantem alertas vibratórios nas vias”.

O sistema de alerta consiste em aplicação de sulcos nas laterais ou linhas centrais das pistas, que avisam através de vibração e som, que o motorista passou por elas com o pneu do veículo, chamando a atenção para uma possível saída da pista. “É simples e comprovadamente muito efetivo para que acidentes e mortes sejam evitados”, enfatiza o parlamentar. “A proposta tramitará na Alesp, mas acredito na sua aprovação devido a sua importância”.

AS MAIS LIDAS