Redes Sociais

Cidades

Sábado é marcado por uma série de furtos no plantão policial de Rio Preto

Somente em um dos casos suspeito terminou preso pelo crime

Publicado há

em

Divulgação/Ilustrativa
Ads

Se o sábado (15) teve uma ‘enxurrada’ de casos de golpe (veja aqui), os furtos também marcaram o dia no plantão policial de Rio Preto. Criminosos invadiram casas e comércios, deixando as vítimas com prejuízos consideráveis em alguns casos. Veículos também foram subtraídos.

Um dos crimes ocorreu na Vila Santa Cândida, por volta de 18h40. A vítima, mulher de 55 anos, contou na Central que “estava em uma loja de shopping e deixou o celular em cima do balcão ao sair do estabelecimento. Só percebeu que havia esquecido o aparelho quando estava dentro do ônibus. No dia seguinte, retornou ao comércio e foi informada pela gerente que o telefone não estava no local, que possui câmeras de segurança”.

Na Vila Maceno, a vítima, mulher de 32 anos, acabara de sair de um centro de reabilitação no perídio da tarde com o filho de 5 meses no colo, que havia ido fazer fisioterapia. Percebeu que um rapaz seguia na mesma direção que ela. No meio do caminho, o suspeito parou e pediu um cigarro a uma moça que estava sentada.

Ela passou a andar mais rápido e chegou no carro, momento em que colocou a mão na porta para abrir e acomodar o filho na cadeirinha, percebeu pelo reflexo do vidro uma pessoa. Quando olhou para trás, era o mesmo rapaz que a seguia. Ele pegou o celular dela e fugiu.

Ads

Mais tarde, por volta de 16h, policiais militares foram acionados devido ao encontro do aparelho. Ele estava dentro de um bar e o marido da vítima fez a denúncia, já que viu pelo rastreador e ligou para o 190.

Informou que ao questionar um homem no local, este afirmou que “não sabia de nada. Mas ao utilizar o aparelho rastreador para acionar o toque do aparelho, ele tocou no bolso do suspeito. Após isso, ele admitiu ter comprado o aparelho de um homem negro, na Vila Maceno”.

O suspeito foi identificado com 34 anos e levado para a delegacia, a fim de prestar depoimento. O telefone acabou devolvido para a vítima.

Residências

Ads

Uma casa foi invadida no Jardim Panorara no período noturno. Um veículo Sentra branco, uma TV Smart de 55 polegadas, R$ 500 em dinheiro, duas folhas de cheque e 400 armações de óculos foram levadas por criminosos.

A vítima, homem de 62 anos, informou que “saiu da residência por volta de 20h e voltou às 23h. Encontrou a porta da frente arrombada e, além do material já citado, ainda desapareceram joias e bijuterias, relógios e as armações que estavam no carro estão avalias em R$ 10 mil”.

As folhas de cheques eram de clientes. Uma estava preenchida com valor de R$ 6 mil e a outra de R$ 1.936 mil. Como procedeu o conserto dos danos, o local foi prejudicado para o trabalho da perícia, que acabou não acionada.

Outra residência invadida está localizada no Jardim Caparroz. O crime ocorreu durante a madrugada. O proprietário, 38 anos, relatou que foram levados um secador/alisador de cabelos, produtos de higiene variados, diversas roupas de cama, um violão, uma TV de 32 polegadas, um home theater, uma quantidade de fios e cabos que ele não soube informar, quatro tomadas, um espelho, três controles de ventilador de teto, uma fritadeira/Grill, um carregador de celular e um notebook.

Ele informou que “saiu do local por volta de 20h e retornou no dia seguinte, notando que o portão e a porta da sala estavam arrombados. Como está de mudança, não está dormindo nesta residência, por isso não sabe informar a hora em que ocorreu o crime. O autor esqueceu no local um moletom e saquinhos que dentro, tem, possivelmente, drogas”.

Neste caso a perícia técnica foi acionada e realizou os trabalhos necessários.

Álcool

Já na avenida Philadelpho Manoel Gouveia Netto, (também à noite) um homem de 42 anos andava pelo local, quando uma pessoa de bicicleta passou. O ocupante enfiou a mão no bolso traseiro e levou a carteira dele com todos os documentos pessoais e dois cartões bancários. Como havia ingerido bebidas alcoólicas, afirma que não tem como dizer nenhuma característica do bandido.

A vítima também não sabe informar se nas proximidades existem câmeras de segurança que poderiam auxiliar na identificação do autor do furto.

Carros

No Jardim Seyon, próximo à UPA Jaguaré, um veículo Uno cinza foi furtado por volta de 16h30. A vítima, idoso de 82 anos, disse ao delegado que “deixou o carro estacionado em via pública e ao retornar para buscá-lo meia hora depois contatou que havia sido levado do local”.

Na rua General Osório, ainda na sexta-feira, próximo a um supermercado, ocorreu a subtração de um Gol CL verde. proprietário, 49 anos, relatou na delegacia que “estacionou o veículo por volta de 18h55 e entrou no estabelecimento comercial. Ao retornar, às 19h30, percebeu que já não estava mais no local. O documento estava dentro do automóvel. No local há câmeras de segurança, que podem ter captado a ação criminosa”.

Neste sábado, por volta de 11h30, Guardas Civis Municipais noticiaram que estavam em patrulhamento de rotina quando viram o Gol abandonado em uma via do Jardim Maria Lúcia. A guarnição investigou a placa e descobriu que se tratava de produto de furto.

Um guincho foi acionado e levou o carro para a Central de Flagrantes e posteriormente ao pátio de Cedral, sendo entregue depois diretamente à vítima.

Bicicleta

Aqui o envolvido acabou preso. Policiais militares informaram ao delegado que era por volta de 3h20 da madrugada deste sábado (15), quando foram acionados ao Jardim Novo Aeroporto, devido a um furto de uma bicicleta, avaliada em R$ 3,3 mil. A vítima, homem de 44 anos, estava no local.

Agentes encontraram o suspeito, 26 anos, ainda no endereço da vítima, que se trata de uma oficina auto elétrica, já que ele se encontrava deitado quieto no local após ser detido pelo próprio dono do veículo.

O homem contou que “naquela noite havia deixado a bicicleta em uma Kombi. Por volta de meia noite observou alguém batendo no vidro, mas não atendeu. Um vizinho da frente viu toda a ação e ligou para ele contando o que havia ocorrido, mas naquela hora não notou nada de estranho. Às 3h, porém, ouviu uma cachorra que fica no local latir, o que lhe chamou atenção. Nesse instante já viu o suspeito montado na bicicleta”.

Ele impediu o furto ainda na calçada entrando em luta corporal com o criminoso, causando no envolvido uma lesão no joelho esquerdo e um ralado no rosto. Com isso, recebeu voz de prisão e foi levado ao plantão algemado. À autoridade policial de plantão, confessou “que foi primeiramente ao local para ‘sondar’ e cometeu o crime logo em seguida”.

O suspeito não apresentava antecedentes criminais. O delegado ratificou a voz de prisão em flagrante (válida por no máximo 24 horas) e já a converteu em preventiva (até 90 dias), sem direito à fiança.

Em todos os casos, as vítimas receberam orientações quanto ao prazo de seis meses que têm direito a representar criminalmente (processar) contra os criminosos. Todas as documentações foram encaminhadas às delegacias correspondentes as áreas dos fatos, que vão investigar.

AS MAIS LIDAS