Redes Sociais

Cidades

Após Influenciadora ter conta hackeada, Procon cria núcleo para atender as vítimas

‘Golpe do pix’ foi aplicado pelo instagram de Ana Paula Castilho após ser rackeado

Publicado há

em

O Procon de Rio Preto criou um núcleo especial para atender as vítimas dos bandidos que hackearam a conta do instagram da influencer rio-pretense Ana Paula Castilho e aplicaram o ‘golpe do pix’.

A história começou no dia 30 de dezembro de 2022, às 18h, quando a influencer percebeu que seu instagram estava sob domínio de outra pessoa, já que não conseguia mais acessar a conta. “Primeiro invadiram o meu chip de celular, no caso, meu whatsapp, e começaram a usar o meu número. Depois invadiram o meu e-mail e daí o meu instagram. Nesse momento já fiquei sabendo do golpe que estavam divulgando, onde a vítima depositava uma quantia em dinheiro e recebia mais que o dobro de volta alguns minutos depois”, explica Ana Paula.

O golpe consistia nesse falso “investimento” e os bandidos pegavam stories antigos e repostavam para dar a impressão de que a influencer estava com o instagram ativo. “Procurei a empresa XD Influencer imediatamente, para tentar reaver a minha conta no instagram e acabar com esse golpe. Calculo que mais de mil pessoas caíram, infelizmente”, ressalta a influencer.

Ana Paula procurou a polícia, fez um boletim de ocorrência (BO) e nesta quarta-feira (4) se reuniu com o diretor do Procon, Jean Dornelas, com o objetivo de ajudar as vítimas e reaver o dinheiro perdido.

Segundo Dornelas, o Procon Rio Preto abriu um processo administrativo contra a operadora Vivo, que é a operadora do número da influencer. “Temos fortes indícios e documentos de que houve ajuda de colaboradores da operadora para que os bandidos tivessem acesso a um chip com o mesmo número da Ana”, frisou o diretor do Procon.

Diante do grande número de vítimas, o Procon então criou um Núcleo Especial para atender esta demanda e afirma que “há grandes chances das vítimas reaverem o dinheiro”. “A Resolução CMN n° 4.753 de 26/9/2019, do Banco Central, deixa muito claro que, quando uma conta bancária é utilizada para dar golpe, o banco se torna responsável por isso. Vamos acionar o banco que correspondia ao número do pix divulgado e o mesmo tem o dever de devolver o dinheiro. Caso isso não aconteça, o Procon vai fornecer às vítimas uma decisão fundamentada para que elas possam acionar o banco na justiça. No caso da operadora Vivo, ela será acionada judicialmente e a vítima – a influencer – poderá entrar com danos materiais e morais contra a empresa”, finaliza Jean Dornelas.

As pessoas que foram vítimas deste golpe em específico, poderão procurar o Procon para darem entrada no atendimento pelo whatsapp (17) 99627-0528 ou pessoalmente no endereço rua Silva Jardim, 3604.

Em relação à conta hackeada da influencer Ana Paula Castilho, a empresa XD Influencer conseguiu reaver o domínio nesta quarta-feira (4), cinco dias após o início do golpe. Nádia Zan, sócia-proprietária da agência, explica que é um processo muito complexo. “É preciso ter um profundo conhecimento da plataforma para conseguir reaver uma conta. Existem várias formas de hackear e no caso da Ana foi um dos mais complicados, porque pegou vários meios e mudaram a senha. Fizemos uma análise e começamos a trabalhar através da plataforma do instagram e entrar em contato direto com o mesmo, até resolvermos o problema”.

Polícia

O delegado Jonathan Stopa, titular do 1º DP de Mirassol e plantonista em Rio Preto, explicou que existem maneiras de chegar até os bandidos. “É possível pedir informações de acesso à empresa, como por exemplo, o IP do computador e porta lógica. Com essas informações em mãos, iniciamos a investigação até chegarmos no primeiro acesso, ou seja, quem iniciou o golpe. Além disso, pegamos os dados do titular da conta beneficiária e, através de autorização judicial, quebramos o sigilo bancário para analisarmos o caminho do dinheiro”, explica o delegado.

Jonathan ainda ressalta que é possível o delegado do caso representar o bloqueio dos valores nas contas dos suspeitos, após eles serem identificados. “Os bandidos, em tese, responderão por estelionato e eventuais outros crimes identificados durante as investigações”.

Como este tipo de golpe está ficando cada vez mais comum, o delegado dá dicas de como não cair: “desconfie sempre. Desconfie de qualquer tipo de negócio com vantagem acima da média. Lucro fácil tende a ser um indicativo de golpe. Converse com a pessoa que está postando no instagram por outro meio, como ligação telefônica, por exemplo, para se certificar de que é o seu conhecido”, finaliza Jonathan Stopa, delegado titular do 1º DP de Mirassol e plantonista em Rio Preto.

Ana Paula, Jean Dornelas e Nádia Zann durante reunião no Procon

AS MAIS LIDAS