Redes Sociais

Cidades

Assistência Social de Rio Preto intensifica ações de combate e prevenção da violência contra o idoso

Junho é o mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Publicado há

em

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), aderiu à campanha Junho Violeta, uma mobilização em nível nacional que aborda o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

Assim como nas demais ações da Assistência Social desde o início da pandemia, as atividades são realizadas de maneira virtual com as equipes, famílias e indivíduos beneficiários dos serviços socioassistenciais, por meio de reuniões, debates e rodas de conversa on-line com profissionais de referência. Além disso, para dar visibilidade ao tema, foi produzido um grafite na parte externa da Casa dos Conselhos, ponto estratégico na av. Bady Bassitt.

Estão engajados na campanha, com intensificação das atividades, as unidades CRAS e CREAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Convivência do Idoso (CCI), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) e a rede parceira de atendimento ao idoso.

 Conforme dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan),em 2020 foram registradas 294 notificações de violência contra o idoso no município. Neste ano, até o mês de maio, foram 71 notificações.

Segundo a titular da Assistência Social Helena Marangoni, a data tem como foco sensibilizar os colaboradores de toda a rede intersetorial responsável pelas demandas de violência contra a pessoa idosa, e também autoridades e sociedade. “Ao presenciar ou suspeitar de qualquer situação de violência com um familiar, amigo ou vizinho idoso é importante não ser conivente com o episódio. Denunciar é sempre a melhor escolha”, afirmou.

 

As principais formas de violência contra o idoso:

Abandono – caracterizado pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestar socorro a uma pessoa que necessite de proteção;

Negligência – relacionada à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Manifesta-se associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para os idosos que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade;

Autonegligência – conduta da pessoa idosa que ameaça a própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si.

A data 15 de junho foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção da Violência à Pessoa Idosa. Desde então, as ações de prevenção da violação dos direitos do idoso são intensificadas a cada ano.

Para denunciar, ligue 100 para o Disque Direitos Humanos. Em caso de emergência, ligue 190.

Deixe um comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS MAIS LIDAS