Redes Sociais

Política

Edinho diz que ainda não decidiu sobre reajustes salariais

Prefeito está analisando a proposta que reajusta os salários dele, do vice e de secretários

Publicado há

em

Bia Menegildo
Ads

O prefeito Edinho Araújo (MDB) afirmou que ainda não decidiu se irá sancionar ou vetar o Projeto de Lei Complementar que reajusta os salários dele, do vice-prefeito e de secretários municipais. A declaração foi dada durante a inauguração da UBS Dr. Manoel Carlos Libano dos Santos, no bairro Fraternidade II, na sexta-feira (23).

Pela proposta aprovada na Câmara, na última terça-feira (20), os vencimentos do chefe do Executivo devem passar de R$ 17,1 mil para R$ 28 mil. Em 2026, será de R$ 31 mil e, para 2027, de R$ 34 mil. O salário do último ano de mandato será R$ 34.774,64, ou seja, 103% a mais que o atual.

Para o cargo de vice-prefeito, a previsão é que passe de R$ 8,6 mil para R$ 14 mil, no primeiro ano do próximo mandato. Na sequência, os reajustes anuais elevarão o salário para R$ 15,5 mil, R$ 17 mil e R$ 17.362,32, em 2026, 2027 e 2028, respectivamente.

Já os secretários municipais, que atualmente recebem R$ 15.210,57, passarão a receber R$ 19,5 mil em 2025, R$ 20,5 mil em 2026 e R$ 22,5 mil em 2027. O mandato que se encerra em 2028 será regido por um salário de R$ 23,5 mil.

Ads

Edinho informou que ainda não tem uma decisão definitiva sobre a proposta e que ainda está estudando o projeto. “Tenho ouvido muitos conselhos sobre como proceder neste assunto. Entre os conselhos, está vetar o reajuste escalonado e manter apenas um dos valores. Ainda não decidi como vou proceder, mas garanto que tenho estudado”, declarou o prefeito.

Durante a inauguração da unidade, que já serviu de suporte para pacientes com Covid-19, os vereadores e o prefeito foram alvos de um manifestante. O homem, que foi expulso da última sessão da Câmara, um idoso de 70 anos, estava com um megafone e, mais uma vez, manifestou a indignação com a aprovação dos projetos de reajustes salariais.

Em discurso, Edinho enalteceu o papel da democracia dizendo que “mesmo que seja uma manifestação individual, deve ser respeitada e ouvida”. O prefeito ainda ressaltou o caráter pacífico do protesto antes de encerrar o evento.

AS MAIS LIDAS