Cidades
Esquizofrênico e embriagado, homem apronta confusão em shopping
De acordo com informações do boletim de ocorrência, tumulto prosseguiu na Central de Flagrantes

Após ‘aprontar’ no estacionamento de um shopping de Rio Preto, fugir em alta velocidade e quase bater o carro, um motorista – aparentemente – embriagado foi detido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) nesta sexta-feira (24). De acordo com informações do boletim de ocorrência, o envolvido sofre de esquizofrenia e tudo começou por volta de 19h15.
O homem, de 42 anos, segundo um segurança do local, conduzia uma pick-up Strada branca, no interior do estacionamento do centro de compras localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira aparentemente embriagado, de forma temerária e imprudente, além de acima da velocidade permitida.
Ainda segundo o segurança, a ação do suspeito colocava os pedestres, o patrimônio do estabelecimento e a segurança de trabalhadores, clientes e usuários dos serviços e produtos, todos em risco. O motorista ultrapassou a cancela sem danificá-la e sem inserir o cartão, novamente em velocidade acima da permitida, antes do fechamento automático.
Com as informações recebidas, a equipe da GCM foi até o local, mas quando o condutor do veículo percebeu a presença da viatura fugiu em disparada em alta velocidade, colocando novamente outros automóveis e pessoas em risco. Perseguido por cerca de 2km, o suspeito avançou o semáforo que estava vermelho no cruzamento das avenidas Benedito Rodrigues Lisboa e Juscelino Kubitschek, quase batendo em outro carro.
Depois, acessou a rua Caraj Cury, parou a pick-up e desceu do veículo. Alcançado, os GCMs solicitaram que ele parasse e o abordaram. Mas foi necessária a utilização de força para contê-lo e algemá-lo porque ele resistiu a prisão e estava agressivo e nervoso.
Segundo o depoimento dos agentes, o homem apresentava características do estado de influência da bebida alcoólica como forte vermelhidão nos olhos, fala pastosa, redução acentuada da capacidade psicomotora e orientação, além de frases desconexas.
Como sofreu escoriações no momento em que foi contido, primeiro foi conduzido até a UPA Vila Toninho, onde continuou com o comportamento agressivo, inclusive não colaborando com o atendimento médico. Depois de liberado, já na Central de Flagrantes, o motorista ofendeu os guardas municipais, utilizando extenso palavreado de baixo calão e ameaçou a família dos agentes, dizendo que iria atentar contra a integridade física deles.
Ainda na delegacia, de acordo com o BO, visivelmente alterado emocional e psicologicamente, o suspeito ofereceu ‘numerário’ (dinheiro em espécie) aos policiais para ser liberado. Ele aparentava, além da influência da bebida, algum transtorno de comportamento ou sofrer de algum desequilíbrio psiquiátrico, fato confirmado pelo irmão dele, que compareceu ao local.
Segundo o depoimento do irmão, o motorista é esquizofrênico e trata o problema com remédio ‘faixa preta’ e está proibido de ingerir bebidas alcoólicas. Durante o ‘surto’ na Central de Flagrantes foi necessário acionar o SAMU para atendimento do homem.
Foi anexado ao BO o relato do socorro hospitalar elaborado pelo médico plantonista na Vila Toninho, no qual verifica as mesmas condições apresentadas na delegacia e atestadas pelos socorristas do SAMU. Obviamente o motorista não teve condições de prestar depoimento,
O delegado de plantão determinou a elaboração do BO para registro dos fatos, o homem foi liberado aos parentes, para que providenciassem o tratamento médico devido e o caso será investigado.
Cidades1 diaBR-153 é interditada para transporte de barco gigante em Rio Preto
Cidades1 diaMoradora de rua é encontrada morta em terreno sob viaduto em Rio Preto
Cidades1 diaHomem é encontrado morto na rua em Rio Preto
Nacional2 diasSaiba como registrar veículo ciclomotor; prazo vai até quarta-feira (31)



