Cidades
Família faz apelo por vaga no HCM para bebê de oito meses
Paciente está internada em estado grave na Santa Casa, com indicação de transferência. Hospital da Criança enfrenta lotação desde o início do mês
Neste domingo, 26, uma família de Rio Preto publicou apelo nas redes sociais para conseguir vaga de UTI para uma bebê no Hospital da Criança e Maternidade.
A menina, de apenas oito meses, está internada deste o dia 14 na Santa Casa de Rio Preto e, apesar da indicação de gravidade e necessidade de transferência, não consegue vaga no hospital que é referência em toda a região.
“Pessoal bom dia. Essa é minha sobrinha Maria Alice Santana Ramos, tem apenas 8 meses. Desde o dia 14/12/21 foi internada na Santa Casa aqui de São José do Rio Preto, ficou 8 dias intubada, ela estava tendo crises convulsivas constantes e junto a isso os dois pulmões comprometidos. Desde então estamos tentando vaga em uma UTI, e nada, ela até teve uma melhora e foi extubada, porém ontem novamente piorou, o pulmão esquerdo está comprometido, está respirando com ajuda do BIPAP e está fazendo uso do Precedex (medicação para manter uma sedação sem que haja diminuição da frequência respiratória).
Estamos tentando uma vaga na UTI do HCM e nada, todo dia as respostas são que não tem vaga, porém a pediatra da Santa Casa de Rio Preto já disse que ela é uma criança em estado Grave e mesmo assim não conseguem uma Vaga no HCM. Estamos fazendo um apelo AJUDEM A CONSEGUIR ESSA VAGA. A mãe já está em desespero não sabe mais a quem pedir Ajuda”, escreveu Keilla Mônica, tia da criança.
Desde o início de dezembro, o HCM enfrenta lotação de pacientes menores de 5 anos com síndromes respiratórias. A unidade chegou a registrar 100% dos leitos ocupados: são 45 de enfermaria e 30 de UTI.
O problema é tão preocupante que o promotor André Luis de Souza, da Vara da Infância e Juventude, oficiou prefeituras da região para responderem se têm condições de abrirem leitos em unidades de saúde das próprias cidades.
Por enquanto, o Departamento Regional de Saúde informa que está remanejando casos graves para hospitais da região.
A reportagem aguarda um retorno do HCM.
-
Cidades1 diaBaep recupera carga roubada e suspeito morre em confronto na região
-
Cidades2 diasVizinho é preso suspeito de estuprar menina de 8 anos em Rio Preto
-
Cidades1 diaFrente fria derruba temperaturas e traz chuva para Rio Preto nesta semana
-
Cidades11 horasMãe vê pulseira de ouro furtada em foto de amigo da filha
