Redes Sociais

Cidades

Indígena paraguaio encontrado na região reencontra a família

Publicado há

em

Secretaria de Desenvolvimento Social/Divulgação

Depois de quase dois meses sem notícias, o jovem indígena paraguaio Liberato Benítez Cáceres, de 19 anos, finalmente voltou para casa. Ele foi recebido pela família nesta sexta-feira (26/12), após ser encontrado desorientado em uma área de mata em Novo Horizonte, a 86 km de Rio Preto e a mais de 800 quilômetros da aldeia onde vive.

O jovem foi visto no dia 18 de dezembro caminhando sozinho em uma área isolada do município paulista. Encaminhado à Casa do Caminho, em Rio Preto, que presta suporte a imigrantes, ele recebeu atendimento médico, alimentação, roupas e itens de higiene.

Como Liberato não fala português, a comunicação só foi possível com um tradutor de guarani. Por meio dessa mediação, ele contou que veio ao Brasil acompanhado por pessoas que identificou como “médicos bolivianos” e afirmou ter sido deixado sozinho após cruzar a fronteira. O relato ainda é tratado com cautela porque não há confirmação oficial e faltam detalhes para investigação aprofundada.

Profissionais que o acompanharam também observaram sinais de possível deficiência cognitiva (condição ainda não diagnosticada) que pode ter dificultado sua orientação durante o período em que ficou perdido na mata.

Sem documentos e com poucas informações, a equipe social recorreu a pesquisas e buscas em redes sociais para tentar encontrar sua origem. Uma reportagem de rádio paraguaia publicada em 22 de dezembro, informando o desaparecimento de um jovem indígena da região de Pedro Juan Caballero, foi a peça-chave para localizar os familiares.

Com o apoio da Polícia Federal e de autoridades do Paraguai, foi iniciado o processo de repatriação, que garantiu o retorno de Liberato à aldeia de origem e o reencontro com a família.

AS MAIS LIDAS