Redes Sociais

Cidades

Prefeitura de Rio Preto abre licitação para infraestrutura na Favela Marte

A estimativa é de que a obra seja entregue em 2023

Publicado há

em

A Prefeitura de Rio Preto anunciou na manhã desta quinta-feira (29/12) a abertura da licitação para a realização das obras de construção de toda a infraestrutura, que ficou a cargo do município, na área da antiga Favela da Vila Itália, hoje Favela Marte 3D – Digna, Digital e Desenvolvida.

O prefeito Edinho Araújo fez o anúncio durante reunião no gabinete com a presença de secretários, parceiros e convidados, por meio de uma conferência online em que participaram também Edu Lyra, fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões; Amanda Oliveira, CEO do instituto Valquírias World, e o representante dos moradores, Benvindo Oliveira.

“Esse é mais um capítulo importante de uma história gloriosa para a concretização do projeto de reurbanização da Favela Marte”, disse o prefeito Edinho Araújo.

O secretário da Habitação, Manoel de Jesus Gonçalves, ressaltou que “esse trabalho é um passo importante para a concretização do projeto, com muita determinação do prefeito Edinho Araújo”.

O edital deverá ser publicado no Diário Oficial do Município e no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, dia 30. A partir daí, as empresas interessadas em participar da licitação terão entre 30 e 40 dias para apresentar as propostas. Após a expedição da ordem de serviço, os trabalhos devem ser concluídos em 150 dias.

A Prefeitura irá cumprir todos os passos para a licitação, como a apresentação e entrega dos envelopes pelas empresas interessadas, a realização de uma visita técnica no local e finalmente a abertura dos envelopes. Logo após, conforme determina a Lei, será aberto prazo para impugnação e homologação da empresa.

Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, destacou que o projeto “foi desafiador e só foi possível após a união de várias pessoas e setores”. Lyra parabenizou os envolvidos e agradeceu o empenho de cada um. “Temos um super time que não mediu esforços para mudar esse cenário de Rio Preto”.

Já a CEO do instituto Valquírias World, Amanda Oliveira, pontuou que o compromisso da Favela Marte é de todos. “Não imaginava que chegaríamos tão longe. Hoje deixamos de viver um sonho para acompanhar um processo real”.

A Prefeitura irá investir cerca de R$ 15 milhões para a realização das obras. O projeto tem ainda apoio do governo do Estado de São Paulo, na ordem de R$ 32 milhões. A construção das casas ficou sob responsabilidade da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado. O terreno já está sendo nivelado por uma empresa de terraplanagem contratada pela CDHU.

O projeto de reurbanização da Favela Marte é uma parceria do Poder Público (município de Rio Preto e governo do Estado) e também da iniciativa privada.  A ideia é fazer com que a concepção de Favela 3D seja modelo para todo o País, transformando a Favela Marte em uma comunidade Digna, Digital e Desenvolvida.

A finalização do projeto de reurbanização, com a entrega das 239 moradias deve ocorrer no final de 2023.

Participaram da reunião os secretários Kátia Penteado (Meio Ambiente), Manoel Gonçalves (Habitação), Nicanor Batista Jr (Semae), Pedro Nimer (Emcop), José Martinho Ravazzi Neto (Fazenda), Israel Cestari (Obras), Jair Moretti (Governo), Mario Soler (Comunicação), Amaury Hernandes (Trânsito), além de assessores das secretarias envolvidas no projeto.

AS MAIS LIDAS