Cidades
Procon lança aplicativo para facilitar atendimento ao consumidor
Ferramenta foi desenvolvida pela Empro Tecnologia e Inovação de Rio Preto

O Procon de Rio Preto, em parceria com a Empro Tecnologia e Inovação, lançou nesta segunda-feira, dia 17, o aplicativo “Procon e Você” e o “Guia de Defesa do Consumidor Rio-pretense” – informativo que terá versões impressa e digital. A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito Edinho Araújo, no oitavo andar da Prefeitura.
O objetivo da nova ferramenta é permitir que os consumidores registrem reclamações, recebam instruções e até enviem documentos comprobatórios sem sair de casa. Além disso, os usuários poderão acompanhar o andamento do processo administrativo em tempo real.
O app, que poderá ser baixado nas versões para IOs e Android a partir desta terça-feira, 18, também disponibilizará dicas sobre as condutas preventivas no momento da compra e os principais direitos dos consumidores de forma clara, simples e didática.
A ferramenta foi desenvolvida por técnicos da Empro sob a supervisão da equipe do Procon. “A principal vantagem nesse processo é o Procon conseguir alcançar aqueles rio-pretenses que deixavam de exigir seus direitos em função da dificuldade de se deslocar até a nossa sede [no bairro Santa Cruz]”, explica o diretor do órgão, Jean Dornelas.
O desenvolvimento do aplicativo teve início em novembro e foi concluído no final de março, ficando em período de destes até o lançamento. O valor do contrato de criação foi de R$ 5 mil e o investimento mensal com a manutenção será de R$ 3 mil.
A expectativa do órgão de defesa do consumidor é dobrar os atendimentos mensais, que atualmente chegam a 10 mil senhas distribuídas. “O Procon local, que já é uma referência para a Região Metropolitana, vai se consolidando, com esse aplicativo, como um grande instrumento na defesa dos consumidores”, avaliou o prefeito.
Diretor da Empro, Júlio César Antônio Filho, destacou o trabalho conjunto necessário para o desenvolvimento do aplicativo. “Nós conseguimos entregar para o Procon um produto de acordo com a necessidade do serviço. O aplicativo é extremamente simples para o usuário, mas entrega ao Procon informações valiosas, como as estatísticas completas desses atendimentos.”
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