Cidades
Sindicato cobra solução de problemas da UPA Tangará
Secretaria de Saúde garantiu que tem adotado medidas para melhorar a situação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) Rio Preto e Região recebeu nos últimos dias diversas reclamações devido à demora e precariedade no atendimento em unidades de saúde do município. Dentre elas, a UPA Tangará traz uma preocupação a mais em decorrência das péssimas condições de trabalho para os funcionários e a falta de acomodações para os pacientes que procuram a unidade.
O SSPM recebeu fotos que mostram pessoas espalhadas pelo chão e tendo que se acomodar de qualquer jeito em cadeiras para ser atendidas ou acompanhar pacientes que estão internados. Os relatos trazem diversas situações que causam revolta às famílias como, por exemplo, poucos profissionais para atender e dar os cuidados necessários aos pacientes, fato que teria ocasionado até queda de paciente de maca.
A cerca de um ano aconteceram as mesmas reclamações em relação a está Unidade e na ocasião após ser questionada pelo nosso sindicato a Secretaria de Saúde se comprometeu a tomar providências para melhor o atendimento e fazer adequações para solucionar os problemas apresentados, infelizmente um ano depois as reclamações e problemas são exatamente os mesmos, um pouco mais agravados, segundo novos relatos.
E ainda em relação a área da saúde o sindicato recebe constantemente por parte dos servidores de outras unidades queixas sobre a falta de profissionais o que acarreta uma grande sobrecarga de trabalho, pressão e cobranças desmedida pelas chefias, inclusive com ameaças e desrespeito.
Cobrança – Nesta quinta-feira (13) o sindicato encaminhou oficio para o prefeito e para o secretário de Saúde, solicitando providências, dentre elas:
1- Aumento e adequação do número de profissionais (com chamamento dos aprovados em concurso público) em quantidade que atenda a demanda apresentada e preserve a saúde física e emocional dos trabalhadores da Saúde.
2- Aquisição de poltronas reclináveis (poltronas do papai) de forma que garanta o mínimo de conforto e dignidade a pacientes e acompanhantes.
3- Providencias urgentes que propicie locais de trabalho e chefias acolhedoras e preocupadas em cuidar da saúde física e emocional daqueles que tem como trabalho diário cuidar da saúde da população, pois afinal “É preciso cuidar de quem cuida de outros!”
Resposta
A reportagem da Gazeta de Rio Preto entrou em contato nesta sexta-feira com a Secretaria de Saúde. A pasta respondeu por meio de nota e prometeu providências de maneira geral. Confira o que diz o texto divulgado pela assessoria:
“A Secretaria Municipal de Saúde tem adotado todas as providências necessárias para garantir a assistência a todos os pacientes”, diz a nota.

Esportes2 diasMorre, aos 18 anos, Isabelle Marciniak, campeã brasileira de ginástica rítmica
Cidades20 horasCriança de 2 anos sofre traumatismo craniano em acidente
Cidades2 diasHomens são presos em briga por cobrança de dívida
Cidades2 diasFuga e perseguição da PRF terminam em prisão na zona norte de Rio Preto



