Artigos
Um OBA pra chamar de seu
Artigo escrito por Lawrence Garcia

No dia 24/01 a classe artística inteira de Rio Preto foi pega de surpresa com o anúncio, por parte da Prefeitura, de um carnaval sertanejo de imensas proporções, com direito a Ana Castela, Simone Mendes e mais recentemente até Maiara & Maraísa foram anunciadas. Aparentemente os idealizadores deveras gostam do feminejo. As custas de 6 milhões de reais este evento escancara o modus operandi deste governo em relação aos artistas e ao setor cultural como um todo.
É obvio para qualquer um que consiga juntar “Lé com Cré” vê que este evento é uma tentativa frustrante e frustrada de responder a perda do OBA para Votuporanga, acontece que o OBA é um evento privado que trazia 40 milhões de reais para cidade e este “CarnaVirou” é um evento público que está gastando 6 milhões, numa cidade cheia de problemas de Zeladoria, na Planta Genérica/IPTU, na Saúde entre tantos outros.
Na internet as reclamações foram imediatas, afinal de contas está escancarada a tentativa de recuperar a popularidade do governo através da “Política de Pão e Circo”. O problema é que eles estudaram só até o começo do Império Romano e ficaram com preguiça de folhear um pouco mais as apostilas de história, se tivessem feito veriam que esta política é insustentável, extremamente onerosa, a longo prazo não resolve o problema de popularidade e vem sistematicamente dando errado a mais de 1.500 anos.
Agora tem uma outra questão que é para além de todas essas: a perversidade para com o artista local. Esse “OBA Sertanejo RP Edition” está sendo gestado a NO MÍNIMO seis meses e quando os artistas dos blocos e das escolas de samba foram conversar com a Secretaria de Cultura sobre como seria o Carnaval 2026 e simplesmente foi dito que não teria nenhuma verba para as escolas de samba e que os blocos de rua teriam que se virar com 150 mil reais. Quando se mente assim descaradamente para os artistas não tem mais como recuperar a confiança, infelizmente uma linha foi cruzada e não foi pelos trabalhadores da cultura.
A situação do carnaval de Rio Preto já estava insustentável muito antes deste “Country Bulls fora de época”, mas a cada notícia que chega percebe-se que a conjuntura é muito mais grave e que se não tivermos um CHOQUE DE GESTÃO a crise vai se alastrar para todos os outros segmentos, sejamos sinceros qualquer gestor público que se leve a sério jamais acharia razoável gastar praticamente a totalidade do seu orçamento anual num único evento. Estamos no mês 13 de 48 e tem algo de muito podre no Reino da Dinamarca.
Lawrence Garcia, um observador da tragédia Hamletiana de Rio Preto.
Política1 diaEspecialista rebate prefeito e afirma que lei federal não eleva IPTU em Rio Preto
Cidades1 diaCasal é condenado há mais de 60 anos de prisão por latrocínio
Cidades1 diaPolícia Civil deflagra operação contra grupo suspeito de furtar implementos agrícolas
Cidades1 diaComerciante é preso com revólver e arma falsa após denúncia



