Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 4 de agosto
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
Amargo
A reprovação do aumento da alíquota do IPTU em 25% estava anunciada bem antes do tema entrar na ordem do dia da última sessão. O clima de tensão se instalou rápido entre os vereadores da base aliada, enquanto os parlamentares mais independentes pularam rapidinho para fora do barco. O assunto correu rapidamente de boca em boca e não demorou muito para que todos os vereadores abandonassem Edinho Araújo (MDB) e decidissem voto contra a medida.
Conspirações
Uma série de teorias da conspiração surgiu nos bastidores. Sobre a pressa em votar, alguns disseram que era para que o assunto fosse esquecido rapidamente. Outros chegaram a dizer que o projeto já nasceu morto e, por isso, a discussão não iria perdurar. A teoria mais forte que surgiu foi a de que o prefeito queria a redenção dos vereadores perante a população, depois que eles aprovaram os aumentos dos próprios salários. “O Edinho nunca fez projeto impopular em fim de mandato. Está claro que é jogo político”, disseram alguns.
Bolada nas costas
Quem teria insistido em mandar o projeto polêmico para a Câmara foi Edinho. Depois das comemorações antecipadas do aniversário dele, na sexta-feira (28), no oitavo andar, parecia que tudo estava indo bem e havia a chance de passar. O prefeito foi bastante paparicado por todos que marcaram presença. Porém, ali mesmo foi possível ver cochichos e conversas entre os dentes. Na segunda-feira (31), o clima ficou pesado e já era possível perceber que tudo estava perdido.
Tentativa
Na tentativa de salvar o que já estava sem salvação, o governo encaminhou um novo projeto à Câmara. Desta vez, o objetivo é aumentar a faixa de isenção de IPTU, beneficiando a parcela mais pobre da população. Isso porque o texto amplia de R$ 180 para R$ 250 o valor do imposto que deixará de ser cobrado. Tal mudança irá afetar moradores de bairros de casas populares, como o Nova Esperança, por exemplo, cujos moradores reclamam que ficam de fora do benefício por causa de R$ 2.

Deu ruim
Com a crise interna aumentando e a base abandonando o barco, o secretário de Governo, Jair Moretti, teve uma crise de pressão e foi parar no hospital, na noite de segunda-feira (31). Não foi um caso grave, mas foi o suficiente para demonstrar que a artilharia de Edinho não resistiu às pressões externas. Ainda assim, por volta de 12h da terça-feira (1º), Moretti estava na Câmara e pediu que o presidente, Paulo Pauléra (Progressistas) chamasse os vereadores para uma conversa definitiva. Só Bruno Marinho (Patriota) apareceu.
Mistérios
Os vereadores mantiveram, desnecessariamente, o mistério em torno do voto até o último segundo e perderam a chance de ganharem pontos com o eleitorado. Poucos foram os que atenderam aos telefonemas da imprensa e apenas um respondeu pelo WhatsApp. Seria cômico, se não fosse trágico, o fato de Diego Mahfouz (MDB) só ter respondido como iria votar segundos depois de declarar o voto em plenário.
As consequências
Membro da base aliada de Edinho na Câmara e, por vezes, apontado como o líder do governo na casa, Jean Dornelas (MDB) votou contra o projeto de aumento da alíquota do IPTU, mas não sem antes mandar um recado claro à população. Entre os rombos do orçamento, o vereador falou que há um déficit de R$ 26 milhões na Educação por causa dos pais que tiraram os filhos de escolas particulares durante a pandemia. “O que fazer agora? Buscar alternativas. E quais serão as alternativas? Não há outra, a não ser o corte de gastos. Haverá cortes”, profetizou Dornelas.
Sem espaço
O presidente do PSDB de Rio Preto, Manoel Gonçalves, afirmou que a plenária do partido será realizada no dia 30 de agosto. O tucano diz que se mantém à frente do diretório e só precisa de um tempo para organizar tudo dentro da legenda e da federação, com o Cidadania. O dirigente não descarta lançar Vaz de Lima como candidato a prefeito nas eleições de 2024. O único problema é que o ex-deputado “ainda não procurou a direção do partido para conversar”, disse o presidente dos tucanos.
Nos corres
Manoel Gonçalves, sem dizer nomes, revelou que o partido tem mantido conversas com quatro vereadores e que tem um total de 30 filiados “bons de voto”. No entanto, as expectativas do partido não deixam muita brecha para a chegada de novos nomes. Segundo o presidente, o vereador Renato Pupo (PSDB) é o “nome forte” da legenda e teria espaço somente para mais um vereador. Recentemente a legenda incorporou o influencer Tozadore.
Diversidade e Proteção Animal
O MDB vai criar dois novos grupos de trabalho interno e o anúncio oficial será feito dentro de um evento de filiação, no próximo dia 24. O partido vai ampliar as discussões em torno da temática LGBT com o MDB Diversidade, que será dirigido por Paulinha Golden, e na proteção animal com o MDB Socioeconômico e Proteção Animal, que ficará sob responsabilidade de Cláudia de Giuli. Na ocasião, o presidente Edinho Filho também irá formalizar as presidências de Lana Braga, no MDB Mulher, e do Juventude MDB, cujo nome ainda não foi divulgado.
Montenegro de saída
O Guarda Municipal Alexandre Montenegro confirmou que deixou o MDB. A princípio, ele diz que está indo para o Patriota, de Ulisses Ramalho, e que deverá assinar a ficha de filiação no próximo mês. A saída do GCM, segundo ele, foi por causa de “pensamentos diferentes sem atritos”. Montenegro disse que pretende continuar defendendo pautas relacionadas à segurança e proteção animal e completou dizendo que “é estar naquilo que eu acho que eu me incluo e não estar naquilo que eu acho que eu não me incluo”.
Foi quase
Depois que Coronel Fábio Cândido confirmou a vinda de Eduardo Bolsonaro (PL) em Rio Preto, a direção nacional do PL também confirmou a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Exposhow, de Potirendaba. O “zero três” receberá homenagens na Câmara de Rio Preto no dia 10 de agosto, em uma sessão solene. Já o pai cancelou a presença na cidade vizinha dois dias depois da confirmação. Ele havia sido convidado pela prefeita Gi Franzotti (PSD), que chegou a comemorar a visita nas redes sociais.

Homenagens
O evento com Eduardo Bolsonaro será a entrega da Medalha 19 de Julho e o Diploma de Gratidão da Cidade. Na mesma ocasião, Coronel Fábio Cândido também será homenageado e receberá a Medalha do Brasão do Município e o Diploma de Comendador da Ordem Municipal do Brasão. Ambas homenagens são de autoria de Anderson Branco (PL). A promessa é de que o evento seja fechado e com rígido controle de entrada. Bem diferente do que foi a cerimônia para Itamar Borges (MDB).
Cancelamento
A visita de Jair Bolsonaro foi cancelada dois dias depois de ter sido confirmada. O ex-presidente viria para a Exposhow no dia da apresentação de Murilo Huff, dono do hit “Perfeito para ficar sozinho”. Os ingressos para conferir o show do ex-marido de Marília Mendonça estão sendo vendidos por R$ 150. Nenhum grupo do WhatsApp de bolsonaristas da região estava planejando caravanas para comparecer ao evento. Não havia nem burburinhos de motociatas.
-
Cidades1 diaTrabalhadores fecham praça de pedágio da BR-153 em protesto em Onda Verde
-
Política1 diaANAC aponta exigências para internacionalização definitiva do aeroporto de Rio Preto
-
Cidades1 diaCom filho de 12 anos ao lado, mulher é flagrada furtando loja em Rio Preto
-
Cidades1 diaIdoso que teve cabelos tingidos por empresário relata abalo após episódio
