Redes Sociais

Política

Prefeitura arrecada R$ 20,5 milhões em multas nos 6 meses primeiros meses do ano

No período, foram aplicadas 88.834 multas que renderam quase R$ 14 mil por dia aos cofres públicos

Publicado há

em

Divulgação/Pref. de Rio Preto
Ads

A Prefeitura de Rio Preto arrecadou R$ 20.509.782,33 nos seis primeiros meses do ano, segundo um levantamento feito no Portal da Transparência. De janeiro a junho foram aplicadas 88.834 multas de trânsito, o que representa uma média de 493,5 multas por dia dentro do período.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Trânsito, o primeiro mês de 2023 foi o que mais registrou infrações de trânsito cometidas pelos motoristas. Foram aplicadas 24.257 multas e a arrecadação ficou próxima de R$ 5 milhões. Já o mês com menor arrecadação foi abril, com 10.104 multas e R$ 2,2 milhões em pagamentos.

Atualmente, são 34 locais com radares fixos e 12 endereços de lombadas eletrônicas. Há apenas um radar estático (móvel) em Rio Preto. Cerca de 62% do total das multas são aplicadas pelos equipamentos e o restante, por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os equipamentos são responsáveis por flagrar 55.050 motoristas acima da velocidade permitida, apenas nos seis primeiros meses do ano. Em média, 305,8 carros foram multados por dia pelos dispositivos no período.

Ads

O campeão de multas é o que fica instalado na Avenida José Munia, próximo ao cruzamento com a Avenida Arthur Nonato, sentido centro/bairro, no bairro Nova Redentora. O equipamento flagrou 4.321 motoristas que passaram acima da velocidade de 60 km/h, que não respeitaram o sinal vermelho ou que fizeram a conversão proibida. Isso significa um motorista infrator por hora.

Em segundo lugar em número de multas está o radar instalado na Avenida Mirassolândia, na região norte da cidade. O equipamento, que fica a poucos metros do viaduto Yolanda Bassitt, na via sentido centro/bairro, é o responsável por fiscalizar motoristas que passam acima de 40 km/h. Dentro do período, foram registradas 3.243 multas, o que representa 18 motoristas trafegando acima da velocidade por dia.

Já o radar que menos aplicou multa no período foi o que está instalado próximo ao Ciesp, na Avenida Clóvis Oger, no Jardim Novo Aeroporto. Apenas um motorista foi flagrado acima de 60 km/h, em março.

Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes, apesar de não ter data definida, está previsto que 18 novos equipamentos do tipo lombadas eletrônicas comecem a fiscalizar as avenidas que compõem o Anel Viário J. Hawilla. “Sete deles já foram entregues ao município, mas esses ainda não estão autuando. O início da fiscalização ocorrerá apenas quando todos estiverem entregues e em regular funcionamento”, informou a pasta por meio de nota.

AS MAIS LIDAS