Política
Decisão sobre presidência fica nas mãos de três vereadores
Os votos de Francisco Júnior, Jorge Menezes e Zé da Academia devem definir eleição do presidente
A Câmara de Rio Preto tem hoje três “noivas”. É esse o termo usado no meio político para designar políticos em cargo eletivo cujo apoio é disputado pelos colegas. O voto de qualquer um deles na eleição para a próxima presidência da Casa pode definir os rumos do Legislativo nos próximos dois anos.
Francisco Júnior (DEM), Jorge Menezes (PTB) e Zé da Academia (DEM) se tornaram peças centrais na queda de braço entre o atual governo de Valdomiro Lopes (PSB) – que investe na candidatura de Paulo Pauléra (PP) – e a próxima gestão, do prefeito eleito Edinho Araújo (PMDB), que apoia Jean Charles (PMDB).
O interesse de ambos em relação a disputa é muito claro. Querem evitar investigações contra si por meio da formação de CPIs. No caso de Edinho, um agravante é o fato de que um presidente que não lhe seja amigável pode gerar pautas improdutivas e postergação desnecessária de assuntos que necessitem de urgência na votação.
Único candidato declarado, Charles aposta na capacidade de persuasão do deputado federal licenciado e secretário de Habitação de Alckmin, Rodrigo Garcia (DEM), a quem caberá convencer os dois colegas de partido a mudarem de lado. Atualmente, ambos os democratas declaram votar em Pauléra, que nega a candidatura, mas faz forte campanha nos bastidores.
Menezes participou da coligação de Edinho durante a campanha, mas afirma ter se afastado do grupo após as eleições e tem sido visto com frequência ao lado de Pauléra. A Edinho caberia então procurar o contato direto com o deputado estadual Campos Machado (PTB), que teria a missão de conversar com o vereador. “Se a eleição fosse hoje, Pauléra levaria”, admite um vereador ligado a Jean Charles sob condição de anonimato. A eleição será no domingo, dia 1º de janeiro, logo após a cerimônia de posse.
-
Política2 diasEstado diz que Rio Preto recusou verba para acolhimento de idosos
-
Cidades2 diasMulher perde R$ 293 mil após cair no golpe do falso advogado em Rio Preto
-
Cidades2 diasCriança de 3 anos morre após ser atropelada na região de Rio Preto
-
Cidades2 diasHomem é preso com mais de meio quilo de cocaína em Rio Preto
