Política
Deputado estadual Amilton Filho morre após carro bater em carreta na BR
Parlamentar de 41 anos estava no banco da frente do veículo e ficou preso às ferragens
O deputado estadual de Goiás Amilton Filho (MDB), de 41 anos, morreu na madrugada deste sábado (26/9) após o carro em que estava bater contra uma carreta que estava parada na BR-050, nas proximidades de Cristalina, na região do Entorno do Distrito Federal.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o parlamentar ocupava o banco dianteiro direito e ficou preso às ferragens. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Havia três pessoas no automóvel. Além de Amilton, estavam o motorista e um videomaker que acompanhava o deputado. Os dois foram retirados do veículo e levados ao Hospital Municipal Chaud Salles, em Cristalina. Até a última atualização, não havia informações divulgadas sobre o estado de saúde deles.
Segundo a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Amilton retornava de uma agenda de campanha quando ocorreu a colisão. Imagens registradas após o acidente mostram a parte do veículo destruída pela batida.
O velório do deputado será realizado em Anápolis, cidade onde ele morava e que fica a cerca de 55 quilômetros de Goiânia. Conforme comunicado divulgado pela equipe, Amilton deixa a esposa e dois filhos pequenos.
Após a confirmação da morte, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), decretou cinco dias de luto oficial no Legislativo goiano e cancelou a agenda de campanha prevista para este sábado.
Trajetória política
Amilton Filho iniciou a atuação política enquanto cursava Direito na UniEvangélica, em Anápolis. Antes de chegar à Assembleia Legislativa, trabalhou por dez anos como servidor público estadual e exerceu dois mandatos como vereador de Anápolis. A primeira eleição para a Câmara Municipal ocorreu em 2012.
Em 2018, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Quatro anos depois, conquistou a reeleição com 46.556 votos.
Durante o segundo mandato na Alego, Amilton presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ocupou a vice-presidência da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor.
Repercussão
O governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), lamentou a morte do parlamentar e destacou a relação que mantinha com Amilton na vida pública. Segundo o governador, o deputado deixa uma trajetória ligada à administração pública e à defesa dos interesses de Goiás, especialmente de Anápolis.
Bruno Peixoto também se manifestou sobre a morte e prestou homenagem ao colega de Parlamento, destacando a convivência entre os dois ao longo da trajetória política.
-
Cidades1 diaDefesa afirma que mãe assumiu lugar da filha após acidente fatal em Cedral
-
Cidades23 horasMulher de 42 anos morre após bater carro em poste em Rio Preto
-
Cidades24 horasEx-funcionário é suspeito de furtar equipamentos de R$ 49 mil em Rio Preto
-
Cidades24 horasIdosa de 82 anos morre após explosão de gás dentro de casa em Rio Preto
