Política
Edinho se opõe a Alckmin para defender Floresta do Noroeste
Prefeito de Rio Preto se juntou a entidades e parlamentares que já se opunham a tentativa do governo de vender a área
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), decidiu encampar a luta contra a venda, por parte do governo do estado, da área de 220 hectares onde, por decreto, deveria estar a Floresta do Noroeste. A maior parte dessa área fica dentro dos limites de onde funcionava o antigo Instituto Penal Agrícola (IPA).
Em reunião de trabalho, realizada na tarde desta sexta-feira, 3, na Prefeitura de Rio Preto, representantes do Município, da Unesp, da OAB, da Câmara Municipal e deputados estaduais discutiram políticas públicas para evitar a venda ou concessão da área à iniciativa privada.
Com o reflorestamento de toda a área, – previsto em decreto estadual elaborado em 2014, mas que ainda não foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) – seria possível aumentar o índice de arborização de Rio Preto e Mirassol, cidades que dividem a posse da área.
Ficou decidido, após quase duas horas de encontro, que uma carta subscrita por todas as entidades envolvidas no movimento será enviada ao governador pedindo a desistência do plano de abrir mão da área. “Agora, a prefeitura e o município precisa apresentar uma solução. Quem vai manter essa área? Quem vai cuidar? Precisa haver uma contrapartida da cidade”, alertou o deputado Sebastião Santos, que integra a base aliada de Alckmin na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Já o deputado estadual João Paulo Rillo (PT), que faz oposição a Alckmin propõe a criação de um movimento estadual em defesa do pacote de concessões preparado pelo governador. “Precisamos ser solidários com os irmãos de outras regiões para evitar a venda de áreas verdes por todo o estado”, convocou Rillo.
-
Cidades5 horasCantor Marrone é abordado pela PRF na BR-153 em Rio Preto
-
Cidades1 diaHomem é agredido por vizinho após reclamar de som alto
-
Cidades4 horasHomem é preso após matar o próprio irmão a facadas em Rio Preto
-
Política2 diasVereadores votam gratificação de 10% para servidores com ensino superior
