Saúde
Equipes do HB fazem captação conjunta de órgãos de criança de 8 anos
A paciente estava internada na Santa Casa de Araçatuba desde 27/9 em decorrência de traumatismo cranioencefálico
Equipes de um hospital de São Paulo e do Hospital de Base de Rio Preto realizaram na noite de domingo (5/10) procedimentos para captação de órgãos de uma menina de 8 anos que teve morte cerebral confirmada no sábado (4).
A paciente estava internada na Santa Casa de Araçatuba desde 27 de setembro em decorrência de traumatismo cranioencefálico. Mesmo com tratamento intensivo e esforços das equipes médicas, o quadro clínico grave não foi revertido.
Após a confirmação da morte encefálica, os pais da criança foram entrevistados por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e autorizaram a captação e a divulgação.
Foram captados fígado, rins e coração para a retirada de válvulas. O fígado foi transportado, juntamente com a equipe cirúrgica, por avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O traslado até o Aeroporto Dario Guarita contou com suporte da Guarda Civil de Araçatuba.
Foi a oitava captação de órgãos realizada neste ano na Santa Casa de Araçatuba.
A equipe da CIHDOTT destaca o espírito de solidariedade dos pais da paciente que mesmo em um momento profunda dor, autorizarem a doação de órgãos que vão beneficiar crianças e adolescentes que estão na fila de transplantes.
Veja Fotos

(Fotos: Divulgação)
-
Cidades1 diaMotorista morre após caminhonete atingir árvore em Rio Preto
-
Cidades1 diaPrefeitura reduz expediente na segunda-feira (29) por jogo do Brasil na Copa
-
Cidades1 diaMotorista de ônibus é ameaçado com faca no pescoço em Rio Preto
-
Política1 diaMorre Francisco de Souza, o “Black”, figura conhecida da política de Rio Preto
