Cidades
Região de Rio Preto registra queda de 16,7% nas mortes no trânsito
Primeiro bimestre de 2026 registrou 40 óbitos, ante 48 no mesmo período de 2025, segundo o Infosiga
A região de São José do Rio Preto registrou queda de 16,7% no número de mortes no trânsito no primeiro bimestre deste ano, segundo dados do Infosiga, plataforma de estatísticas gerenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Foram 40 óbitos, contra 48 no mesmo período de 2025.
Entre os modais, a maior queda está entre os pedestres. Houve um óbito no primeiro bimestre deste ano contra sete no mesmo período do ano passado, ou seja, queda de 85,7%. O modal bicicleta teve queda de 75% (um óbito no primeiro bimestre de 2026 contra quatro no mesmo período de 2025). Até mesmo em relação aos motociclistas, houve queda no acumulado dos óbitos: foram 18 mortes no primeiro bimestre, contra 20 no mesmo período do ano anterior (menos 10%),
Números no Estado
O Estado de São Paulo registrou queda de 10,4% no número de mortes no trânsito no primeiro bimestre deste ano. Foram 817 óbitos, contra 912 em 2025. Além da queda nas ocorrências fatais, houve redução nos sinistros com vítimas não fatais, de 5,6% na mesma comparação (14.532 registros, contra 15.390 em 2025).
Os modais apresentaram redução de ocorrências fatais no trânsito paulista no primeiro bimestre deste ano. A maior redução de óbitos aconteceu entre os ciclistas: 32 óbitos contra 60 em 2025, uma redução de 46,7%. Entre os ocupantes de automóveis, houve redução de 10,6% nas mortes: 160, contra 179 no mesmo período de 2025. Os atropelamentos fatais de pedestres também recuaram no último bimestre, quando foram registradas 206 ocorrências, contra 213 no mesmo período do ano passado (queda de 3,3%).
Mesmo em relação aos motociclistas, houve queda no acumulado dos óbitos: foram 364 no primeiro bimestre, contra 384 no mesmo período do ano anterior (menos 5,2%),
Ações Educativas e Programa Respeito à Vida (PRaVida)
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou quase 500 ações educativas no primeiro bimestre de 2026, contra 197 no mesmo período de 2025, ou seja, um crescimento de mais de 150%. As mensagens são de conscientização ao compartilhamento democrático do ambiente “trânsito”, com foco prioritário nos públicos mais vulneráveis, como motociclistas, ciclistas e pedestres.
O Governo de São Paulo fortalece também a segurança viária, por meio de ações integradas de gestão de velocidade, fiscalização e promoção de vias mais seguras. Essas iniciativas são potencializadas pela nova versão do Programa Respeito à Vida (PRaVida), que passa a operar com base em evidências, critérios técnicos, capacitação permanente e foco em resultados. Com investimentos e apoio técnico, o programa atua em parceria com os municípios para qualificar ações e tornar o trânsito mais seguro
-
Cidades10 horasInspetora é espancada por mãe de aluno em escola de Rio Preto
-
Cidades1 diaGaeco investiga golpe de R$ 2,5 milhões no Mercado Livre em Rio Preto
-
Cultura1 diaEmpresário divulga foto de Maiara em igreja de Rio Preto
-
Cidades1 diaAluno é detido com simulacro em escola cívico-militar de Rio Preto
