Redes Sociais

Cidades

São José: o escolhido para criar o filho de Deus

Padroeiro da família e dos trabalhadores, São José é visto por seus devotos como um homem que acreditou em Deus e na missão que lhe foi designada

Publicado há

em

Ads

“…São José do Rio Preto; Tua marcha, tua fé; Vão levando para a glória; O pendão de São José…” O hino de Rio Preto fala sobre a fé de um povo, que nasceu aqui ou aqui renovou a sua cresça.

Um exemplo é dona Helena de Almeida Lopes Ferraz, de 92 anos, que nasceu em uma família de devotos ao santo e passou sua crença aos filhos, netos e até bisnetos.

“A minha avó paterna tinha muita devoção. Ela morreu no dia 19 de março. Nós nascemos em Severínia, onde o padroeiro é São José por conta da minha família. A minha avó pediu ao meu avô para buscarem, na capital, uma imagem do santo. Na volta chovia muito, as estradas eram ruins e ela trouxe o São José no colo. Uma capela foi construída e, anos depois, uma igreja. Ele é o padroeiro da cidade”, conta dona Helena.

Quando seu primeiro filho nasceu, a ele foi dado o nome de José, pois além de ser o santo de devoção da família, era também o nome do irmão mais velho do seu marido, que foi como um pai para os outros irmãos, pois o patriarca morreu muito cedo.

Ads

“O tempo passou e, logo depois do meu filho entrar na faculdade, ele sofreu um acidente de carro muito sério, e demorou um ano para voltar a andar. Até os médicos diziam que tinha sido um milagre. Foi São José que ressuscitou ele. Meu filho foi entregue a ele quando nasceu e, durante toda a vida ele carregou meu filho no colo.”

Junto com as irmãs, dona Helena faz a novena para o santo, e também reza o terço. “Tem horas que eu e minhas irmãs começamos a falar de São José como se ele fosse da nossa família. Quem está precisando de uma graça, se apegue a São José que consegue”, conclui ela.

De Mãe Para Filho

José Adson Ramada de Souza explica que a fé no santo veio de sua mãe. Ele é nascido no dia de São José e, no seu aniversário, a mãe sempre rezava o terço. “Acho que todo dia recebo a graça de estar vivo e com saúde. Nunca pedi algo fora disso. Meu nome era para ser só Adson, mas ela acrescentou o José por conta do dia que eu nasci. Ano passado ganhei uma imagem de São José da minha noiva. Um presente muito especial para mim”.

Ads

Ele, que veio da Bahia para Rio Preto em 2009, acrescenta que sempre rezava o terço junto com a mãe e, mesmo depois de ter se mudado, a mãe seguia o costume da oração no dia 19 de março. Mas em 2016, logo após terminar o terço ela teve um AVC e faleceu cinco dias depois.  “Eu prometi que, em todos os meus aniversários, seguiria com esse compromisso dela. Só por ele ter recebido a missão de ser pai, e não ser ao mesmo tempo, e ter acreditado na missão dele, isso foi muito grandioso”, destaca Adson.

Família e Proteção

Lucia Helena Prates Froes tem uma história de 30 anos de devoção ao santo. “Eu tinha me casado e estava passando por um momento de dificuldade, tanto no casamento como profissional. Eu e meu marido fomos ser padrinhos de um casamento e, padre citou, na homilia, o exemplo e o dogma São José: ele era um homem bom e justo. A partir daquele dia eu comecei a rezar para São José, pedindo que ele trouxesse harmonia para o meu lar, que eu pudesse envelhecer ao lado do meu marido, e ele me atendeu.”

Lucia pontua que tem passado um período muito difícil, pois o marido desenvolveu Alzheimer e, a cada dia, se esquece um pouco mais dela. “Todos os dias eu acendo a minha vela e toda semana vou até a Catedral fazer a minha oração de joelhos, pedir para ele ajudar eu fazer a minha parte, como ele fez a dele e é ele que tem me mantido de pé. São José não duvidou nem por um minuto do que o anjo revelou para ele em sonho. Ele fugiu para o Egito para proteger Jesus e Nossa Senhora. Então quando precisamos de proteção, devemos pedir a ele.”

Ela tem o costume de presentear quem está em desarmonia no casamento, no lar, ou no trabalho, com a imagem do santo. “Sempre tenho as imagens aqui, a comum e a que ele está dormindo. Tudo que tiver te afligindo escreva em um bilhete e coloque embaixo da imagem de São José dormindo, e você vai conseguir a graça”, ensina Lucia.

Deixe um comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS MAIS LIDAS