Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 10 de outubro
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Corrida eleitoral
Muito se engana quem acha que eleições só se fala em ano par. Nem chegou o último bimestre do ano e as tratativas já estão a todo vapor. No cenário nacional, o Democracia Cristã (DC) já deu o primeiro passo. Nesta semana, o ex-deputado federal Cândido Vacarezza anunciou que vai assumir o diretório nacional do partido fundado por José Maria Eyamael, que deixou a legenda citando “assuntos familiares”.
Convidado
A nova mudança inclui a articulação para o lançamento de uma candidatura a presidente da República. O atual presidente do DC de Alagoas, João Caldas, já teria dado o primeiro passo e convidado ninguém mais, ninguém menos, que o ex-PCdoB Aldo Rebelo para encabeçar a disputa presidencial. Não é por acaso, nem de agora, que Rebelo é o comunista favorito da direita.
De volta
Aqui pelo interior as mudanças também começaram. Bruno Menendez, aquele que foi candidato a prefeito no ano passado, anunciou que está voltando ao PCO depois de uma rápida passagem pelo PT. Na verdade, Menendez deixou a causa operária para apoiar Itamar Borges (MDB) na disputa pela Prefeitura de Rio Preto na última eleição, uma vez que o partido não permitia que ele declarasse apoio sendo filiado.
China
Menendez volta para o PCO com passaporte carimbado para a China. Segundo o ex-prefeiturável, ele se acertou novamente com a legenda e até já está de viagem marcada para a China, onde deverá participar de um congresso do Partido Comunista Chinês. O encontro está marcado para o ano que vem. Menendez lamentou que não terá idade para disputar como presidente, mas não descartou candidatura como deputado.
Na região
Movimentação bem forte está acontecendo por Votuporanga. Por lá, o PL Mulher realizou o evento “Mulheres que Inspiram”. Apesar de ninguém admitir abertamente que o assunto do encontro era eleição, a CEO rio-pretense Elaine Madalhano marcou presença e falou sobre comunicação com mais de 250 mulheres. O evento contou até com a presença da deputada estadual pelo partido Valéria Bolsonaro.
Mulheres no comando
A única mulher vereadora de Rio Preto, Márcia Caldas (PL), ganhou o título de líder de bancada. A chegada dela ao posto culminou na destituição do até então líder, Felipe Alcalá (PL). Márcia é bastante ligada ao deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) e a chegada dela à liderança do partido é vista como uma digital bolsonarista a menos no Legislativo. A nomeação pegou muita gente de surpresa.
Ainda sobre o IPTU
A vida do vereador Dr. Tedeschi (PL) não está fácil. Mesmo ele tendo mudado o voto no projeto de aumento do IPTU, a redenção não chegou. O discurso dele ainda ecoa nos ouvidos do prefeito Fábio Candido (PL). Pessoas próximas ao vereador dizem que ele anda meio abatido e até apático, deixando de ser aquele defensor ferrenho do governo. Por enquanto, ele deixou de ser o mais cotado para ser o líder do governo na Câmara.
Facada
Em discurso durante o evento em que oficializou o Semae como Autarquia Plena de Saneamento, o prefeito fez um desabafo. Ele disse que levou uma “facada nas costas” do vereador Marcelo Renato (Novo), que votou contra o aumento do IPTU. Fábio Candido ainda declarou que ajudou o partido a eleger Anderson Branco, que virou secretário de Governo e deixou a cadeira para o militar da reserva.
Decepção
A maior decepção de Fábio Candido é porque Marcelo Renato é um colega de farda, que ele chamou de “amigo”. “O conheço há mais de 30 anos”, disse o prefeito. Fábio Candido ainda acrescentou que ambos trabalharam juntos e que foi o prefeito que levou o militar da reserva para o Novo, além de investir na campanha eleitoral dele. “Maior traição da minha vida pública recente. Traído por quem é amigo”, acrescentou o prefeito.
Climão
Ser colega de farda não garante relação umbilical. Outro exemplo dessa falta de afinação foi na passagem do secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, para a entrega de viaturas da Polícia Militar no interior. O climão se instalou quando Derrite pegou o microfone para fazer o discurso e rebateu o prefeito. “Não faça elogios agora. Quem bateu, esquece, mas quem apanha, não esquece”, disse o secretário.
Cara de pau
Naquele momento, muitos riram e até pareceu que a situação tinha sido levada no bom humor por Derrite. No entanto, o secretário voltou a tocar no assunto. Antes da entrevista coletiva, Derrite falou “o cara foi sacana comigo mesmo”. O prefeito, que estava bem atrás, respondeu que “foi para formar caráter”. Com cara de poucos amigos, Derrite rebateu: “formar caráter? Você é um cara de pau!”. Ninguém quis contar o motivo da treta.
Vagabundos
O prefeito subiu o tom com os suspeitos detidos, acusados de terem realizado o ataque hacker contra a Prefeitura de Rio Preto. A ação deixou os sistemas da Empro fora do ar por vários dias e prejudicou áreas como a Saúde. Fábio Candido chamou os suspeitos de “vagabundos” e falou que espera punições severas por parte da Justiça. Os nomes ainda não foram divulgados, mas sabe-se que exigiram bitcoins para liberar o sistema.
Vem, não vem
A Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo disse que não há previsão de agenda do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na região. Era esperado que ele desembarcasse por aqui no último dia 4, para a inauguração do Hospital de Mirassol. Dias antes, foi definido que o evento seria por volta do dia 10. Tarcísio chegou a gravar vídeos com deputados da região confirmando presença.
Pode ser agora
A mudança da data da visita do governador pegou muita gente de surpresa. O frei Francisco, da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, decidiu não esperar e deu início aos atendimentos da unidade no último dia 7. Dizem que Tarcísio deve visitar o hospital lá pelo dia 15, mas nada confirmado ainda. Enquanto isso, os secretários estão correndo o estado antes das restrições eleitorais do próximo ano.
Mudança
A Secretaria de Esportes deve passar a funcionar em outro local. A mudança, prevista para ser realizada nos próximos meses, depende ainda do término de obras. Segundo a pasta, o novo endereço será no Centro Esportivo Integrado do Eldorado, que fica na Avenida Monte Aprazível. O local passou por reforma que custou cerca de R$ 14 milhões e recebe atividades de judô, boxe, capoeira, karatê, xadrez, atletismo e ginástica.
1% para a Cultura
O vereador Abner Tofanelli (PSB) marcou uma audiência pública para discutir a destinação de 1% da receita líquida do município para a Secretaria de Cultura. O encontro será na próxima quarta-feira (15). Talvez a aproximação com representantes do setor cultural tenha sido a forma que o vereador encontrou de tentar amenizar a péssima impressão que causou ao votar a favor do aumento do IPTU.
Rumores
Corre, pelos corredores da Câmara, a possibilidade da redução do número de cadeiras de vereadores. Por enquanto, os rumores dizem que o objetivo é reduzir dos atuais 23 para 19 parlamentares. No entanto, como a mudança só vai valer para a próxima eleição municipal, ou seja, em 2028, não há muita pressa. Pelo contrário, dizem que a mudança deverá ser apresentada no ano eleitoral, também para melhorar a imagem de todos.
- Economia2 dias
Concretiza apresenta Reservas do Sul: novo marco urbanístico em Rio Preto
- Cidades2 dias
Baep prende traficante que usava lanchonete como ‘ponto’ em Schmitt
- Cidades1 dia
Mulher é esfaqueada pelo marido na frente dos filhos em Rio Preto
- Cidades1 dia
CPFL já envia contas de energia em novo modelo para clientes de Rio Preto