Redes Sociais

Política

Vereador Abner é vaiado durante parada LGBTQIAP+ em Rio Preto

Público gritou “fora” e fez muito barulho durante o discurso do parlamentar

Publicado há

em

TV Câmara

O vereador Abner Tofanelli (PSB) foi vaiado durante a parada LGBTQIAP+, realizada neste domingo (26), no anfiteatro da Represa Municipal, em Rio Preto. A manifestação do público ocorreu enquanto o parlamentar discursava sobre os dez primeiros meses de seu mandato.

Logo no início da fala, Abner foi recebido com vaias, gritos de “fora” e gestos de reprovação, com os polegares voltados para baixo. Mesmo sob protestos, ele prosseguiu destacando ações do mandato. “A gente conseguiu aprovar na Câmara o primeiro projeto em prol da comunidade LGBT de Rio Preto”, afirmou.

Durante a sequência das vaias, o vereador comentou a reação do público. “Tem gente que gosta de criticar nosso trabalho. Faz parte da democracia. Mesmo que gritem, eu estou aqui de cabeça erguida para prestar contas do meu mandato”, disse.

A apresentadora do evento chegou a intervir, pedindo respeito ao parlamentar. “A gente sabe que política não é fácil. Respeitamos a manifestação de vocês, mas precisamos dar o braço a torcer: foi o primeiro projeto aprovado para a nossa semana. Aceitando ou não, vamos respeitar o nosso vereador por tudo o que ele fez e ainda vai fazer”, declarou.

Abner é o primeiro vereador assumidamente bissexual eleito em Rio Preto, conforme registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As manifestações contrárias ao parlamentar têm relação com posicionamentos adotados por ele na Câmara. Entre eles, o voto favorável ao projeto que revisa a Planta Genérica do Município, limitando o aumento do IPTU em 20% para 2026, e a ausência em votação de moção de repúdio ao vice-prefeito Fábio Marcondes (PL), réu por injúria racial. Na ocasião, Abner justificou a saída do plenário alegando que precisou atender a mãe, que passava por problemas de saúde.

O episódio mais recente repercutiu nas redes sociais e evidenciou o distanciamento entre o vereador e parte do público LGBTQIAP+ que participou do evento.

AS MAIS LIDAS