O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto, em parceria com a CardioPedBrasil®, realizou a primeira cirurgia pediátrica com o uso de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), tecnologia que funciona como um pulmão e, quando necessário, também como um coração artificial. O procedimento representa um marco para a medicina de alta complexidade no município e amplia o acesso de crianças da região a esse tipo de terapia.
A tecnologia foi utilizada durante a reconstrução da traqueia de Arthur Henrique Morais, de 11 anos, que sofreu uma grave lesão após um politraumatismo. A cirurgia foi realizada no dia 28 de maio e reuniu a equipe de Cirurgia Torácica do HCM e especialistas em ECMO da CardioPedBrasil®.
Durante o procedimento, a ECMO substituiu temporariamente a função respiratória do paciente. O equipamento mantém a circulação e a oxigenação do sangue fora do corpo, permitindo que a equipe médica realize cirurgias complexas com maior segurança. No caso de Arthur, a tecnologia evitou interrupções repetidas da ventilação durante a reconstrução da traqueia, reduzindo o risco de complicações, especialmente neurológicas.

(Foto: Funfarme)
Segundo a cardiointensivista e coordenadora de ECMO da CardioPedBrasil®, Carolina Campos, o procedimento só foi possível graças ao suporte oferecido pela tecnologia e ao trabalho integrado das equipes. “Isso só foi possível com o uso da ECMO. E um time muito grande de profissionais teve que trabalhar em conjunto para fazer isso acontecer”, afirmou.
Após a cirurgia e o período de recuperação, o menino apresentou boa evolução clínica, recebeu alta hospitalar e segue o tratamento em casa com a família.
Atualmente, o HCM é o único hospital da região de Rio Preto a oferecer ECMO pediátrica, tecnologia indicada para pacientes em estado crítico quando os pulmões ou o coração deixam de desempenhar adequadamente suas funções. Além de cirurgias complexas, o sistema também pode ser utilizado em pacientes com doenças pulmonares graves e em situações que exigem suporte avançado de vida.