Redes Sociais

Cidades

Ônibus que oferece apoio a mulheres vítimas de violência chega a Rio Preto

Veículo ficará até o dia 19/7 e atenderá nos distritos, nos CRAS e na região central

Publicado há

em

SMCS
Ads

O Ônibus SP por Todas, projeto itinerante voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência, chegou a São José do Rio Preto nesta quarta-feira (9/7), trazendo uma rede de serviços essenciais que circulará por diversos bairros e distritos até o dia 19 de julho.

Durante os primeiros cinco dias (de 9 a 13), a unidade atenderá em período noturno, na área externa do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. Nesse período, haverá plantões com Defensoria Pública, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e Ministério Público, com foco na escuta e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A partir do dia 14, o ônibus inicia um roteiro por bairros e distritos de Rio Preto, com atendimento das 9h às 18h, passando por Engenheiro Schmitt, Talhado, e pelos CRAS Solo Sagrado, Cidadania e João Paulo II. A ação é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial.

Além do suporte jurídico, psicólogas e assistentes sociais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) vão oferecer acompanhamento e orientação. Nos pontos de parada, o público feminino também poderá contar com serviços de saúde, como aferição de pressão e testes de glicemia.

Visibilidade e mobilização

Ads

O ponto alto da programação será no dia 19 de julho, na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, onde será realizada uma ação especial para marcar a passagem do projeto. Nesse mesmo dia, ocorre a 3ª Marcha da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha de Rio Preto, organizada pelo Conselho Regional de Psicologia, em conjunto com o poder público e movimentos sociais. O atendimento do ônibus ocorrerá pela manhã.

A secretária municipal Rosicler Quartieri afirma que levar os serviços aos bairros e distritos é fundamental. “É uma forma de aproximar a rede de proteção de quem mais precisa e, muitas vezes, está longe dos centros urbanos”, afirma.

Primeira parada do interior

Recém-inaugurado no último sábado (6), o Ônibus SP por Todas tem em Rio Preto sua primeira parada oficial. O veículo conta com salas de atendimento, espaço educativo e banheiro acessível, e faz parte de um programa mais amplo do governo paulista que busca garantir autonomia, proteção e visibilidade às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Para a secretária estadual Valéria Bolsonaro, a iniciativa representa um passo importante. “Estamos levando dignidade, informação e acolhimento para mulheres que, muitas vezes, não conseguem chegar até os serviços públicos”, declarou.

Serviço — Ônibus SP por Todas em Rio Preto

Ads

De 9 a 13 de julho (quarta a domingo)
 Área externa do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Atendimento no período noturno

14 de julho (segunda-feira)
 Praça Santa Apolônia — Distrito de Engenheiro Schmitt
Das 9h às 18h

15 de julho (terça-feira)
Praça Central — Distrito de Talhado
Das 9h às 18h

16 de julho (quarta-feira)
 CRAS Solo Sagrado
Rua Beatriz da Conceição, 241
(17) 3217-3200 / 3237-3333
 Das 9h às 18h

17 de julho (quinta-feira)
 CRAS Cidadania
Rua Zacarias Seline Alex André, 200
 (17) 3219-5220
Das 9h às 18h

18 de julho (sexta-feira)
CRAS João Paulo II
Rua Rosa Generosa Pinheiro, 401
(17) 3223-8550
🕐 Das 9h às 18h

19 de julho (sábado)
Praça Rui Barbosa – Centro
Atendimento no período da manhã

AS MAIS LIDAS