Redes Sociais

Política

Prefeito culpa presidente Lula pelo tarifaço de Trump

Por outro lado, vereadores aprovaram moção de repúdio ao presidente dos EUA

Publicado há

em

Marcos Morelli/Pref. Rio Preto

Durante coletiva nesta quarta-feira (16), o prefeito de Rio Preto, Fábio Candido (PL), atribuiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a responsabilidade pelo tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto.

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e próximo do deputado federal autoexilado Eduardo Bolsonaro (PL), Candido evitou comentar os possíveis impactos da taxação para as empresas de Rio Preto. “Tivemos durante o primeiro semestre do nosso governo um aumento de 39% das exportações das empresas rio-pretenses. Vamos continuar a trabalhar junto com o governo do Estado e manter diálogo com o governo federal. No nosso entendimento, o culpado por essa tarifa é o presidente Lula”, declarou.

O prefeito também comentou a postura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que inicialmente criticou Lula pela medida, mas depois defendeu a via diplomática. “Está absolutamente resolvido pelo presidente Jair Bolsonaro”, limitou-se a dizer Candido.

Moções na Câmara

A reação à medida também chegou à Câmara de Rio Preto. O vereador João Paulo Rillo (Psol) apresentou duas moções sobre o tema, ambas apreciadas durante a sessão desta terça-feira (15).

A primeira moção, em apoio ao Governo Federal e aos setores produtivos pela reação à taxação, foi aprovada por 14 votos a favor, dois contrários e seis ausências. Já a segunda moção, de repúdio à tarifa imposta pelos Estados Unidos, foi aprovada com 13 votos favoráveis, dois contrários e seis ausências.

Os vereadores Bruno Moura (PRD) e Felipe Alcalá (PL) votaram contra as duas propostas. Em plenário, parlamentares defenderam a soberania nacional e criticaram a partidarização do debate.

“Quem quer saber de esquerda, direita ou centrão aqui? Nós estamos votando essa moção como brasileiros prejudicados. Que se exploda a esquerda, que se exploda a direita, que se exploda qualquer presidente ou candidato. Essa atitude do presidente dos Estados Unidos é totalmente antiética”, afirmou o vereador Celso Peixão (MDB) durante a votação.

AS MAIS LIDAS